Image default
MundoNoticia

Dia do Fico

O dia 09 de janeiro de 1822 ficou conhecido no Brasil como o “Dia do Fico” porque foi nesta data – há exatos duzentos e dois anos – que Dom Pedro I manifestou seu desejo de permanecer no Brasil, apesar de as cortes portuguesas exigirem seu retorno a Lisboa.

As Cortes foram o primeiro parlamento luso e, no período que se seguiu à queda de Napoleão, tentaram fazer o Brasil – que havia sido sede do império português por 13 anos, desde 1808 – retornar à condição de colônia de Portugal. Seu maior receio era o de que, como acabou acontecendo pouco tempo depois, o Brasil declarasse sua independência.

Aqui, liberais radicais – contrários a qualquer retrocesso em relação ao status do território – reuniram oito mil assinaturas pedindo ao príncipe que permanecesse na colônia. Seu pai, Dom João VI, havia regressado a Portugal em 1821. Foi quando D. Pedro, percebendo a dinâmica do momento histórico, fez uma escolha e decidiu permanecer. E anunciou a decisão com um discurso que trazia a seguinte frase: “Se é para o bem de todos e felicidade geral da Nação, estou pronto! Digam ao povo que fico”. Pouco menos de oito meses depois, o próprio Dom Pedro proclamaria a independência. E o resto é história… do Brasil!

Quer saber mais? A dica da Secretaria de Educação e Cultura de Cristais Paulista é o livro “1822: Como um homem sábio, uma princesa triste e um escocês louco por dinheiro ajudaram dom Pedro a criar o Brasil – um país que tinha tudo para dar errado”, de Laurentino Gomes.

Noticias relacionadas

Hipismo nas Olimpíadas: Brasil fica em 12º no Concurso Completo de Equitação

Fabrício Guimarães

Mês da Conscientização pela Saúde Mental

Fabrício Guimarães

BRASIL DERROTA QUÊNIA EM ESTREIA TRANQUILA NO VÔLEI FEMININO EM PARIS 2024 

Fabrício Guimarães

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência aqui. Aceitar Leia mais