Image default
Noticia

Brasil tem dois alertas laranjas para tempestades; veja onde

Segundo a Metsul, foram registrados 234 mil raios em 24 horas no Rio Grande do Sul

Vários Estados do país estão em zonas de alerta laranja de “perigo” para fortes chuvas. Um dos avisos do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) teve início às 10h desta segunda-feira (2/12) e segue até 10h de quarta-feira (4/12). O comunicado abrange a totalidade dos Estados de São Paulo e de Mato Grosso do Sul, quase todo o território do Rio de Janeiro, além de partes do Paraná, Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais. A localização detalhada pode ser acessada no site do Inmet.

Nessas áreas, há previsão de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h) e queda de granizo. Também há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.

O mesmo alerta para tempestades, com estimativa de término às 15h desta segunda-feira, inclui o Paraná, Santa Catarina e o noroeste do Rio Grande do Sul.

Raios

Segundo a Metsul, foram registrados no território gaúcho 234 mil raios em 24 horas até às 9h desta segunda. A maior incidência foi na noite de domingo (1/12), quando a linha de instabilidade avançava pelo Estado. As tempestades, provocadas pela formação de um ciclone, causaram estragos e foram responsáveis pela queda de energia em diversas cidades.

O caso mais grave ocorreu em Arroio do Tigre, onde o vendaval derrubou o telhado da estrutura de um evento. Ao menos 50 pessoas ficaram feridas.

Segundo a MetSul, produtores de municípios da Metade Sul relataram prejuízos em lavouras com a ocorrência de granizo.

O Inmet também publicou na manhã desta segunda um alerta amarelo para “perigo potencial” devido a chuvas intensas. O aviso é válido até 10h de terça (3/12) e envolve a maior parte do Brasil. As áreas afetadas podem ser consultadas no link.

Noticias relacionadas

Depois de recordes de calor, SP terá início de semana quente com virada do tempo a partir de quarta à noite.

Fabrício Guimarães

Quem foi João Carreiro, cantor sertanejo que morreu após cirurgia aos 41 anos.

Fabrício Guimarães

Em apenas uma hora, Porto Alegre tem quase metade da média de chuva de janeiro.

Fabrício Guimarães

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência aqui. Aceitar Leia mais