A Prefeitura Municipal de Claraval realizou no último sábado (22), o Dia D do “Minas Unida contra o Aedes”. A ação faz parte do movimento estadual de enfrentamento ao mosquito transmissor da Dengue. A mobilização social promovida pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) é realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Claraval.
O Dia D tem como objetivo intensificar os esforços no combate aos focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. “A efetividade dessas ações depende muito da participação ativa da comunidade no enfrentamento das doenças”, destacou Ana Márcia Alves Gomes, secretária municipal de Saúde.
O prefeito José Reinaldo Cintra (Avante), o Zé Reinaldo, ressaltou a importância de envolver a comunidade, que é uma parceira fundamental no combate ao mosquito, já que 80% dos focos do Aedes estão dentro dos imóveis. “Essas ações são importantes, mas se a população não monitorar os focos em casa, os resultados não serão efetivos”, lembrou Zé Reinado.
A ação de mobilização deste sábado será uma Blitz Educativa, com o objetivo de engajar a comunidade na prevenção das arboviroses. O ato foi realizado na praça central de Claraval por agentes de Endemias e de Saúde.
A DENGUE EM CLARAVAL
Até a última quinta-feira (20), Claraval tinha registrado 13 notificações suspeitas de dengue em 2025. Os infectados estão sendo acompanhados por agentes de saúde. “Nossas equipes estão em ação, mas precisamos da colaboração de cada morador”, finalizou Ana Márcia.

