Fonte: Fonte: GCN | Adaptação Fagui C.
A 54ª Expoagro de Franca encerrou sua edição de 2025, com números históricos e consagração no cenário agropecuário nacional. Realizada pela Secretaria de Inovação e Desenvolvimento, a feira se destacou como a maior do Brasil em exposição de animais das raças Mangalarga Paulista e Mangalarga Marchador, com 185 e 193 animais, respectivamente.
Segundo a secretária Lucimara Prado, os recordes evidenciam o crescimento e a relevância da feira. “Tivemos o reconhecimento de expositores que viajam por todo o Brasil. Isso mostra a força da Expoagro”, afirmou.
Além das raças equestres, o evento contou com a exposição de gado Nelore, Gir Leiteiro e Jersey, totalizando mais de 932 animais ao longo dos dois finais de semana de atividades.
A programação técnica, realizada de 15 a 25 de maio no Parque Fernando Costa, incluiu palestras sobre agricultura, pecuária, genética animal, sustentabilidade e inovações no campo. O público também teve acesso ao Espaço Sustentabilidade, com doação de mudas e recolhimento de eletrônicos.
Palavras de Fabio Meirelles, Diretor Municipal de Agronegócio
O sucesso da parte técnica se contrasta com a parte artística da feira, que neste ano foi cancelada após o fracasso no processo licitatório para contratação da empresa responsável por organizar os shows musicais. A Expoagro Franca se mostrou muito importante no cenário nacional da agropecuária brasileira. Recorde de número de animais, e também altíssimo nível dos animais. Para se ter idéia os 3 últimos cavalos e éguas campeãs em franca, do mangalarga marchador, vieram a ser em Belo Horizonte campeões nacionais.
Para o próximo ano, queremos manter o formato de feira técnica separada de shows que foi muito positivo para que os criadores viessem para Franca.
Queremos para o próximo ano proporcionar mais espaços para as famílias com brinquedos e shows regionais, valorizando a cultura sertaneja local.
As provas de tema penning, ranch sorting e três tambores reuniu milhares de pessoas, mais uma vez confirmando Franca como um diferencial de outras cidades, tendo atletas em hipismo, pólo, corridas hípicas e provas do quarto de milha, difícil ver isso em outras cidades.
Franca tem um potencial enorme por sua posição geográfica, parque Fernando Costa, e cultura local. Disse Fabio.