Claraval (MG) inicia em 2026 a Política de Educação em Tempo Integral. É o que está previsto no decreto assinado pelo prefeito José Reinaldo Cintra (Avante), o Zé Reinaldo, que institui a Política Municipal de Tempo Integral da Rede Municipal de Educação de Claraval. A medida amplia a jornada escolar, promovendo um novo modelo educacional baseado em práticas pedagógicas inovadoras e maior permanência do estudante na unidade escolar. A adesão ao programa permite ainda que o município receba apoio financeiro e técnico do governo federal para a expansão da educação em tempo integral nas escolas do município.
A Educação em Tempo Integral é um conjunto de diretrizes e ações que visam ampliar a jornada escolar dos alunos, oferecendo oportunidades novas para aprendizagem, desenvolvimento integral e acompanhamento pedagógico. “O objetivo é oferecer aos estudantes uma vivência escolar com atividades diversificadas, promovendo desenvolvimento integral das crianças”, explicou a secretária municipal de Educação, Társia Cintra Cunha. A medida começa a ser implementada gradualmente a partir de 2026, iniciando-se pela Educação Infantil/Pré Escola.
“A educação em tempo integral abrange diferentes áreas, como artes, esportes, cultura e tecnologia, visando a formação de cidadãos mais preparados para desafios futuro, e desenvolvendo habilidades cognitivas, socioemocionais e ética”, destacou Társia.