Setembro está chegando e com ele mais uma edição da Feira de Ciências, que acontece anualmente na rede municipal de ensino de Claraval (MG). Visando a preparação para o evento, a Secretaria Municipal de Educação reuniu os alunos dos 4º e 5º anos da Escola Municipal Professor Joaquim Borges de Freitas para uma experiência única: participar da palestra proferida pela pesquisadora Tamiris Morilla, referência mundial na área de Paleontologia – estudo de fósseis. “Contatos como esse despertam sonhos, ampliam horizontes e plantam sementes de futuros cientistas, professores e cidadãos conscientes”, destacou a palestrante.
Tamiris é graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e se tornou mestre em Ciência e Tecnologia Ambiental pela mesma universidade. Sua pesquisa de mestrado, focada na Paleoeocologia dos Moluscos Bivalves, a levou até o Instituto Antártico Chileno (INACH), onde realizou atividades de campo com fósseis do período Cenozóico e Cretáceo.
O impacto e a relevância do trabalho desenvolvido por Tamiris ganharam reconhecimento internacional e ela foi contemplada com o prêmio do “25º PalSIRP Sepkoski Grants”, em 2024, concedido pelo Paleontological Society International Research Program. Além disso, Tamiris representou o Brasil, através da Associação de Pesquisadores Polares em Início de Carreira (APECS Internacional) na COP29, Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2024, em Bacu, Azerbaijão.
“Ao compartilhar suas experiências, descobertas e vivências, Tamiris mostrou aos nossos alunos que a ciência não está distante, pois ela começa na curiosidade, na observação e no desejo de entender o mundo”, destacou a secretária de Educação Társia Cintra Cunha.