A Prefeitura Municipal de Claraval (MG) deu início à segunda etapa da obra que pretende asfaltar 2,1 km da Estrada Manoel Gomes Cintra, conhecida como Estrada dos Andrades, uma das mais importantes vias rurais do município. A execução está sendo realizada pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos.
Segundo a administração municipal, a obra tem como objetivo melhorar a infraestrutura viária, garantir mais conforto aos moradores e aumentar a segurança no tráfego de veículos, especialmente os transportes escolar e da produção agrícola.
“O asfalto beneficia diretamente os produtores rurais no escoamento da produção. Mas eles não são os únicos beneficiados. Moradores da região ganharão em qualidade de vida e segurança”, destacou o prefeito José Reinaldo Cintra (PL), o Zé Reinaldo, que esteve vistoriando as obras na tarde desta quarta-feira (1).
No total, cerca de 2,1 km serão asfaltados. Os primeiros 420 metros serão pavimentados com recursos do convênio com o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, e o outros 1,7 km com recursos próprios da Prefeitura.
Na primeira etapa foi realizada a preparação da estrada, que incluiu entre outros, limpeza, terraplanagem, compactação e a base para aplicação do asfalto aquecido. Cinco trechos receberam tubos de concreto pra facilitar o escoamento das águas das chuvas e evitar o alagamento da pista.
A segunda etapa se iniciou com a instalação de 1,5 km de canaletas. Os homens e máquinas envolvidos no projeto, atualmente, se concentram no rebaixamento de cerca de 600 metros da pista sentido cidade, que passa pela ponte sobre o Córrego Fundo, na região da Ponte Preta. O objetivo é acabar com o chamado “topo” que dificulta a subida de veículos.
O comando das operações está dividido entre o vice-prefeito e secretário do Meio Ambiente Adalberto Olício Gonçalves (Solidariedade), o Betão, e o ex-prefeito Luiz Gonzaga Cintra, o Luizão, que ocupa o cargo de assessor de Apoio Administrativo na atual administração.
A Prefeitura não divulgou o prazo final para a conclusão desta etapa, mas reforçou que a melhoria vai trazer benefíci