Image default
Franca

Franca usa drone contra ‘porcalhões’ que jogam lixo pela cidade

A falta de educação de pessoas que persistem em jogar lixo em local proibido fez com que, nesta semana, a Prefeitura de Franca intensificasse as fiscalizações e autuações, com o auxílio de um drone para combater o descarte ilegal. Ao menos 109 pontos críticos, conhecidos como “pontos viciados”, foram visitados pelos agentes.

Segundo a Prefeitura, um exemplo de ponto viciado em descarte irregular é o trecho da rodovia Nelson Nogueira, entre Franca e Ribeirão Corrente, onde equipes realizaram a remoção de entulhos nessa quarta-feira, 22.

Para ampliar o alcance da fiscalização, a Guarda Civil está utilizando drones que auxiliam na identificação de infratores.

“A Secretaria de Meio Ambiente atua na limpeza desses locais, enquanto a Vigilância Sanitária notifica proprietários de terrenos e aplica multas, caso necessário”, disse a Prefeitura.

De acordo com a Guarda Civil, somente no início deste ano, 13 ocorrências de descarte irregular já foram registradas, resultando em multas no valor de R$ 598 cada uma. Em 2024, foram aplicadas cerca de 280 multas ambientais, com um pico de 40 autuações em um único mês.

Como denunciar?

A população pode colaborar denunciando casos de descarte irregular pelos seguintes canais:

 Guarda Civil: telefone 153 ou (16) 3724-1033
• Aplicativo EcoFranca: disponível para iOS e Android

Locais adequados para descarte

A Prefeitura reforça que há opções gratuitas e regulamentadas para o descarte de resíduos. A cidade conta com quatro Ecopontos:

• City Petrópolis;
• Jardim Luíza;
• Jardim Portinari; e
• Parque das Esmeraldas.

Noticias relacionadas

Cobranças financeiras lideram reclamações no Procon Franca.

Fabrício Guimarães

Começam as avaliações para aulas gratuitas de natação

Fabrício Guimarães

Escola Profissionalizante abre 48 vagas para cursos de informática.

Fabrício Guimarães

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência aqui. Aceitar Leia mais