Inaugurada em julho do ano passado, a Escola Profissionalizante ‘Caminho para o Emprego’ já formou e capacitou 780 alunos em diversas áreas, proporcionando cursos totalmente gratuitos para quem deseja mudar o ramo de atuação, garantir uma renda extra ou ter o primeiro emprego.
Estudante de Gastronomia, Ricardo Cintra viu na Escola Profissionalizante uma oportunidade de ampliar o currículo. “Trabalho na área há seis 6 anos. Meu objetivo era aprofundar e adquirir conhecimentos além da faculdade. Fui finalista de um concurso e ministro aulas para instituições que me convidam”, contou.
Vinculada à Secretaria de Desenvolvimento, a Escola Profissionalizante está com várias aulas em andamento e novas turmas sendo formadas. Entre um dos cursos que começarão em março, está o de ‘Pizzaiolo’. Segundo a chefe de capacitação e treinamento, Suzana Mendes de Carvalho, é mais uma demanda que a escola pode suprir, proporcionando mão de obra qualificada. “Com tantas pizzarias hoje na cidade, resolvemos abrir um curso para formar pizzaiolos. São 20 vagas”, disse.
Também há vagas nos cursos de ‘Auxiliar de Cozinha’ e ‘Atitude Empreendedora’. Nos próximos dias, serão abertos os cursos de ‘Design de Barba’, ‘Tranças Afro – Técnicas e Estilos’, ‘Fotografia Comercial com Celular’ e ‘Auxiliar Administrativo’. A inscrição deve ser feita pessoalmente na Escola Profissionalizante, na rua Dr. Júlio Cardoso, 1948, Centro, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.
Confira os cursos que estão com inscrições abertas:
Pizzaiolo (20 vagas)
Início: 05/03
Término: 26/06
Terças, quartas e quintas-feiras das 8 às 12 horas
Auxiliar de Cozinha (20 vagas)
Início: 04/03
Término: 26/06
Segundas, terças e quartas-feiras
13h30 às 17h30
Atitude Empreendedora (20 vagas)
Início: 07/03
Término: 25/04
Quintas-feiras
Auxiliar Administrativo (24 vagas)
09/03 – Sábado
1ª turma: 09 às 10h30
2ª turma: 10h30 às 11h30
Banco de currículos
Além dos cursos de capacitação, a Secretaria de Desenvolvimento tem o programa ‘Emprega Franca’, que mantém um banco de currículos de pessoas que fizeram cursos e estão à disposição do mercado para contratação. Hoje, este banco dispõe de profissionais eletricistas, especialistas em manutenção de tratores e na área de alimentação.
Há ofertas de emprego também na área da construção civil, com vagas para pedreiros, ajudante de obra e mestre de obra.
Os interessados nas vagas devem comparecer de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas, na rua Professor Laerte Barbosa Cintra, no Residencial Baldassari, anexo ao Terminal Rodoviário de Franca munidos de currículo impresso e documentos pessoais.