Fonte: Globo
Paulista venceu torneio nacional em 2005 e chegou a disputar a Libertadores no ano seguinte; hoje o Galo de Jundiaí vive o ponto mais baixo de sua história.
Campeão da Copa do Brasil de 2005 e responsável por projetar nomes como Victor, Réver e Nenê no futebol nacional, o Paulista vive hoje uma realidade completamente diferente dos seus dias de glória.
Rebaixado à quinta última divisão do Campeonato Paulista, o Galo de Jundiaí se prepara para a competição, com início marcado para abril. E para formar o elenco para o torneio, o clube realiza uma peneira que reúne atletas do futebol amador.
O processo seletivo teve início na última semana e reuniu 36 participantes. De acordo com o próprio clube, cerca de 80% deles disputaram a última divisão estadual em 2023 enquanto os demais atuam no futebol amador da região.
A avaliação foi conduzida pelo técnico do Paulista, Fausto Dias, que selecionou dez jogadores para uma próxima fase. Os demais atletas do elenco profissional se apresentam nesta segunda-feira e iniciam a preparação para a disputa da chamada Bezinha.
Depois de conquistar o título da Copa do Brasil diante do Fluminense, o Paulista viveu o ápice da sua história ao disputar a Libertadores do ano seguinte. Naquela ocasião, o Galo chegou a vencer o River Plate no estádio Jayme Cintra, mas não conseguiu ir além da primeira fase.
O Galo, porém, entrou em queda livre nos anos seguintes. A última vez que o Paulista disputou a elite estadual foi em 2014. Desde então, caiu ano após ano até chegar ao último nível da competição em 2018. No ano seguinte, o clube até conquistou o acesso à Série A3, mas voltou a ser rebaixado. Já em 2023, sem conseguir avançar de fase na Bezinha, o Paulista se viu rebaixado à recém criada quinta e última divisão estadual, na qual o elenco dos clubes é formado apenas por jogadores de até 23 anos