A Secretaria de Meio Ambiente iniciou nesta semana a instalação de placas educativas em diferentes pontos da cidade, visando conscientizar e alertar a população sobre o abandono e maus-tratos de animais, que são considerados crimes. A ação faz parte da Campanha de Prevenção ao Abandono de Animais “Pelas Patas”, estabelecida pela Lei Municipal 9004, de março de 2021, em celebração ao Dia Municipal de Prevenção ao Abandono de Animais e ao Dia Nacional dos Animais, comemorados nesta quinta-feira, 14. A placa apresenta a seguinte mensagem: “Lei Complementar nº 229, de 25 de novembro de 2013 – Lei Complementar nº 9605/98 – Artigo 32 – Abandono e Maus-Tratos de Animais…. É crime. Pena: Multa ou detenção. Denuncie: Disque 153”.
Os locais, onde estão sendo instaladas as placas, foram definidos de acordo com a quantidade de denúncias recebidas de animais abandonados, sendo: av Manoel Jacinto Neto, na Vila Hípica, rua 102, no Residencial Zanetti, rua dos Guaianases, no Jardim Martins, rua Pastor Florêncio de Souza, em frente a rua Paulo Rolandi e rua Pastor Florêncio de Souza esquina com a avenida Francisco Ermando Pulicano, Residencial João Liporoni, rua Francisco Frias Mesquita com a av. João Scotte, avenida Coelho Neto, no Jardim Ipanema, no final da rua Hygino Luccas Silva, no canteiro central do Jardim Paineiras, avenida Martinho Ribeiro, alça de acesso entre os Jardins Paineiras e Vera Cruz, entradas do Canil Municipal, na rua José Gianesela, 415 – City Petrópolis e Jardim Zoobotânico, na avenida São Francisco de Assis, entrada do CDP, na av. Dr. Sidney Romeu de Andrade, s/n – City Petrópolis, rua Igreja Metodista do Brasil com a rua Morchede Elias, no Jardim Santa Mônica e avenida Zircônia com a Rodovia João Traficante.
O Canil Municipal registra uma média de 40 ocorrências de animais abandonados por mês. As denúncias devem ser feitas à Guarda Civil Municipal pelos telefones 153 e (16) 3724-1033 ou no Canil pelo (16) 3703-9389. Os animais vítimas de maus-tratos, constatados pela Guarda Civil e o veterinário do Canil Municipal, são encaminhados para a unidade de proteção animal, onde recebem atendimento e tratamento adequados para, posteriormente, serem encaminhados para a adoção. Atualmente, estão à disposição da população, 35 animais, entre cães e gatos.
Os interessados em adotar um animal de estimação, deverão ter mais de 18 anos e poderão comparecer ao Canil Municipal, de segunda a sexta, das 8 às 16h30, tendo em mãos o RG, CPF e comprovante de residência. A pessoa passará por uma entrevista e assinará o Termo de Adoção, visando garantir que o animal seja adequado ao espaço físico e à composição familiar, exercendo a Posse Responsável.
O Canil Municipal fica na rua José Gianesella, 415 – Bairro City Petrópolis. Mais informações poderão ser obtidas pelo telefone (16) 3703-9389.
Castrações
Outra ação promovida pela Prefeitura, através da Secretaria de Meio Ambiente, voltada para o bem-estar animal, com ênfase na posse responsável e o controle populacional é o ‘Programa de Castração Animal’, com o atendimento de cães e gatos.
Qualquer pessoa, que tenha mais de 21 anos e resida na cidade, pode solicitar o serviço. Basta levar cópias e originais do RG, CPF e comprovante de endereço atualizado dos últimos três meses no Canil Municipal. Depois, o interessado receberá uma ficha com a designação da clínica, com as orientações para agendar o procedimento.
A castração deve ocorrer mediante prévio agendamento, em que o proprietário ou responsável pelo animal deve levá-lo e retirá-lo, após feito o procedimento cirúrgico.
Nos últimos três anos, foram feitas 10 mil castrações.