Uma das vistas mais deslumbrantes da zona Rural de Claraval também tem uma das estradas de terra mais desafiadoras do município. Estamos falando da conhecida Serra do Pachola. Há mais de 50 anos, o pequeno trecho de apenas 650 metros entre base e topo da estrada, é um desafio até mesmo para veículos com tração nas quatro rodas. Para os veículos que não contam com o famoso 4X4, atingir o topo com estrada seca é um teste de paciência. Querer fazer o trecho em dias de chuva, quase impossível.
Pensando em proporcionar aos usuários da estrada experiência menos traumática, o prefeito Luiz Gonzaga Cintra (Avante), o Luizão, lançou um desafio a si mesmo: levar o “chão preto” (como é conhecido o asfalto na zona Rural) até a Serra do Pachola com recursos próprios. O Chefe do Executivo claravalense obteve sucesso. Homens, máquinas e caminhões já trabalham na região, na preparação do solo para receber a almejada pavimentação.
PRA QUE ASFALTAR?
Quem alcança o topo da estrada de terra da Serra do Pachola se depara com as belezas do “mar d’água” formado pela represa de Estreito e com a Capela de São Francisco, que se destaca pelo azul reluzente, junto à represa. Se não bastasse, o topo ainda é um mirante de grande regiões de mata, plantações de café e serras diversas a perder de vista. Animais diversos podem ser avistados por ar e terra se a pessoa tiver paciência. E se o dia estiver propicio, poderá se deparar e tirar fotos com bodes e cabras que sobem e descem a serra, deixando qualquer um paralisado, imaginando a possibilidade de algum deles cair na ribanceira (não se preocupe, eles são excelentes equilibristas).
Mas, pra que asfaltar? Além de oferecer uma paisagem deslumbrante, a Serra do Pachola chega a encurtar em até 20 quilômetros a ligação entre várias regiões da zona Rural de Claraval. A economia de combustível e tempo é um dos motivos para que vários usuários da região utilizem a serra. “Breve, a desafiadora Serra do Pachola dará lugar a umas das mais belas estradas de Claraval, graças à bela visão de todas a região aqui de cima”, destacou Luizão.

próxima notícia
Noticias relacionadas
- Comentários
- Comentários do Facebook