Ideb na rede municipal ultrapassa a meta nacional
Os resultados do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) 2023, divulgados nesta semana pelo Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), apontaram que a rede municipal de ensino de Franca, que compreende o Ensino Fundamental Anos Iniciais (1º ao 5º Anos), alcançou a nota de 6.9, superando a meta nacional que foi de 6.0. O resultado é 0.6 maior em relação a edição anterior realizada em 2021, quando foi obtida a pontuação de 6.3.
O Ideb é composto por dados referentes à aprovação dos estudantes (fluxo escolar) e às médias de desempenho nas avaliações de Língua Portuguesa e Matemática. É calculado a partir do Censo Escolar e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Varia de 0 a 10, de modo que quanto melhor o desempenho dos alunos e mais alto o número de aprovados, maior é o Ideb. É realizado a cada dois anos.
Segundo a Secretaria de Educação, participaram da avaliação Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica), 1.960 alunos dos 5º anos, de 28 escolas da rede municipal de ensino.
Márcia Gatti, secretária de Educação, comemorou os índices e explicou que a pontuação é resultado do trabalho sólido realizado em toda rede municipal, concentrando os esforços nos projetos de apoio às aprendizagens, como a recuperação no formato de aula estendida, os grupos de apoio intitulados com “Um dia diferente”, a formação e acompanhamento pedagógico e, principalmente, o comprometimento das equipes escolares e dos professores. “Alcançar este patamar, depois de um período de pandemia, nos traz um alento e uma felicidade muito grandes. Crescer 0.6 em relação a 2021, quando os alunos retornaram às aulas presenciais é praticamente 9,5% de crescimento e pouquíssimos municípios conseguiram este índice. Esta recuperação se deve a um trabalho organizado, uma diretriz sólida implantada no município, com o tripé formação, material e acompanhamento pedagógico, a tecnologia com os jogos, games e o trabalho sério, comprometido dos professores e da equipe escolar, que trouxe uma preocupação de resgate dos conhecimentos e recuperação de aprendizagens. É uma grande equipe reunida e envolvida no mesmo objetivo, que é garantir o avanço nas aprendizagens dos alunos, a função social da escola”, definiu a secretária.
Canil Municipal e Guarda Civil fazem nova recolha de animais
Uma nova ação realizada na manhã desta sexta-feira, 16, pelo Canil Municipal e Guarda Civil, resultou na apreensão de cinco animais de grande porte, entre equinos e muares, soltos em vias públicas.
A partir do recebimento de denúncia, as equipes estiveram entre os Jardins Luíza e Paineiras, na Região Norte da cidade, onde recolheram os animais, que foram encaminhados para o Canil Municipal. Após avaliação, foi constatado que três deles são chipados, porém apenas um poderá ser liberado para a retirada do proprietário, tendo em vista que os outros já foram recolhidos por três vezes. Os demais receberão a chipagem e depois serão destinados para leilão.
A partir da identificação, o proprietário do animal será acionado e responsabilizado, na forma prevista na legislação. Para retirar o animal do local, a pessoa deverá recolher a taxa de estadia, cuja diária, atualmente, é de 1 UFESP (Unidade Fiscal do Estado), o que equivale a R$ 35,36.
Os casos de reincidência, ou seja, animais que já foram recolhidos e chipados, são encaminhados a Guarda Civil, aplicada nova multa, com o agravante de serem remetidos ao Ministério Público para outras providências judiciais.
A legislação municipal estabelece punições para os proprietários, que deixam os animais soltos na área urbana, com agravantes para ocorrências caracterizadas como maus tratos e se estiverem em vias públicas, dando causa a riscos de acidentes. A Guarda Civil faz aplicação da multa cabível, de acordo com cada situação, que pode chegar a R$ 1,4 mil, baseando nos dispositivos contidos nos Códigos do Meio Ambiente e de Defesa Animal.
Segundo o Canil Municipal, nos últimos 90 dias, foram recolhidos 35 animais de grande porte soltos em vias e áreas públicas. Dentre as ocorrências registradas, no início deste mês, oito animais foram apreendidos em uma APP (Área de Preservação Permanente), na região do Parque do Horto.
As denúncias de animais de grande porte soltos em vias e áreas públicas, devem ser feitas para o Canil Municipal pelo telefone (16) 3703-9389 e Guarda Municipal pelos números 153 e (16) 3724-1033.
Dois jogos movimentam a Copa FEAC de Basquete
A Copa FEAC de Basquete masculino tem rodada neste sábado, 17, com a realização de dois jogos programados para o Ginásio Pedrocão e entrada gratuita. O primeiro deles, será às 13 horas, entre Manoel Adulto x SJ Basquete e às 14h30, HNK x Arena Patriots. Durante a semana, os resultados foram: SDP Basquete 74 x 31 Segantini, Elite 74 x Kings Hoopers 62 e Atthletics 92 x 74 Brewers.
O campeonato é organizado pela Fundação Esporte, Arte e Cultura, que teve início no começo do mês e reúne 28 agremiações, distribuídas em três séries Ouro, Bronze e Prata.
‘Música ao Alcance de Todos’ e Pedal Rural movimentam o final de semana
O Projeto ‘Música ao Alcance de Todos’ contará com duas apresentações neste final de semana. No sábado, 17, Tiago Bertoloni estará no Coreto da Estação, no horário das 10 às 12 horas, apresentando um repertório variado. Já no domingo, 18, na feira livre da avenida Major Nicácio, das 09h30 às 11h30, a apresentação estará a cargo de Tunico Magno.
É um projeto realizado pela FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura), em parceria com o Instituto Três Colinas, que oferece entretenimento gratuito para a população e valoriza os talentos da cidade.
Pedal
Neste domingo, 18, será realizado o ‘Pedal Rural – Trilha da Angolinha’, com concentração às 8 horas, no posto de combustíveis, que margeia a Rodovia Cândido Portinari (SP 334, KM 406, 585) e saída às 08h15.
De nível intermediário, a orientação aos participantes é que utilizam roupas e sapatos apropriados para a atividade, equipamentos de proteção, protetor solar e hidratação.
O evento é realizado pela FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura), em parceria com a Sociedade Esportiva Franca.