As Eleições 2024 marcam uma oportunidade para quem busca ser vereador em Rifaina. De acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o município na região de Franca conta com somente 3,6 candidatos por vaga na Câmara Municipal. Na cidade, são 33 nomes para nove cadeiras no Legislativo.
O número no município turístico é o menor desde as Eleições de 2008. Há 16 anos, somente 26 candidatos buscaram uma vaga de vereador.
A baixa disputa se explica pelo número pequeno de partidos que lançaram candidatos. Segundo o TSE, somente PL, PSD, PSDB e PP tentam cadeiras na Câmara Municipal de Rifaina.
Para se ter um comparativo, conseguir uma vaga como vereador na cidade será mais fácil do que ser aprovado em alguns dos cursos menos concorridos da USP (Universidade de São Paulo). Em geografia e filosofia, por exemplo, o Vestibular 2024 reúne 3,8 candidatos por vaga. Em ciências sociais são 5,1.
Da mesma forma, será mais fácil ser vereador em Rifaina do que prefeito em Claraval (MG). Na cidade mineira, que tem porte similar ao do município paulista, são cinco candidatos pela única vaga ao Executivo.
Municípios similares
O baixo volume de candidatos por vaga não é uma situação isolada de Rifaina. Embora o município lidere o ranking, 10 dos 13 municípios da região de Franca tem menos do que 8,7 candidatos por vaga em suas respectivas câmaras.
Entre eles, o menor índice foi registrado em Jeriquara. Na cidade a 43 quilômetros de Franca, são 50 nomes para nove cadeiras disponíveis.
Por fim, os municípios com índices similares são: Claraval; Cristais Paulista; Ibiraci (MG); Itirapuã; Pedregulho; Restinga; Ribeirão Corrente; e São José da Bela Vista (veja números abaixo).
Franca no topo
Na contramão da maioria dos municípios da região, Franca deve ter uma disputa intensa para preencher as 15 cadeiras da Câmara Municipal. Segundo o TSE, 249 candidatos oficializaram seus nomes para a disputa no Legislativo – serão 16,6 candidatos por vaga.
Metade dos partidos ou federações que inscreveram candidatos não atingiram o total permitido de candidatos a vereador em Franca.
De acordo com a legislação eleitoral, partidos e federações têm o direito de registrar um número de candidatos igual ao total de vereadores na Câmara Municipal, acrescido de mais um nome. Em Franca, onde o Legislativo conta com 15 parlamentares, as siglas poderiam inscrever até 16 candidatos. A lei também permite que os partidos oficializem um número menor de candidaturas.
Mesmo que com as inscrições em baixa, a disputa deve ser intensa no município. A título de comparação, os cursos da USP de administração (10,7), arquitetura (15) e fisioterapia (14,9) têm menos candidatos por vaga que a Câmara de Franca.
Outros municípios da região em condições semelhantes são: Batatais e Patrocínio Paulista.
Candidatos x vaga
Confira a lista de candidatos por vaga nas câmaras municipais de 13 cidades da região:
- Batatais – 172 candidatos – 15 vagas – 11,6 c/v
- Claraval – 54 candidatos – 9 vagas – 6 c/v
- Cristais Paulista – 61 candidatos – 10 vagas – 6,1 c/v
- Franca – 249 candidatos – 15 vagas – 16,6 c/v
- Ibiraci – 65 candidatos – 9 vagas – 7,2 c/v
- Itirapuã – 60 candidatos – 9 vagas – 6,66 c/v
- Jeriquara – 50 candidatos – 9 vagas – 5,5 c/v
- Patrocínio Paulista – 120 candidatos – 9 vagas – 13,3 c/v
- Pedregulho – 96 candidatos – 11 vagas – 8,7 c/v
- Restinga – 70 candidatos – 9 vagas – 7,7 c/v
- Ribeirão Corrente – 69 candidatos – 9 vagas – 7,6 c/v
- Rifaina – 33 candidatos – 9 vagas – 3,6 c/v
- São José da Bela Vista – 65 candidatos – 10 vagas – 6,5 c/v