A falta de educação de pessoas que persistem em jogar lixo em local proibido fez com que, nesta semana, a Prefeitura de Franca intensificasse as fiscalizações e autuações, com o auxílio de um drone para combater o descarte ilegal. Ao menos 109 pontos críticos, conhecidos como “pontos viciados”, foram visitados pelos agentes.
Segundo a Prefeitura, um exemplo de ponto viciado em descarte irregular é o trecho da rodovia Nelson Nogueira, entre Franca e Ribeirão Corrente, onde equipes realizaram a remoção de entulhos nessa quarta-feira, 22.
Para ampliar o alcance da fiscalização, a Guarda Civil está utilizando drones que auxiliam na identificação de infratores.
“A Secretaria de Meio Ambiente atua na limpeza desses locais, enquanto a Vigilância Sanitária notifica proprietários de terrenos e aplica multas, caso necessário”, disse a Prefeitura.
De acordo com a Guarda Civil, somente no início deste ano, 13 ocorrências de descarte irregular já foram registradas, resultando em multas no valor de R$ 598 cada uma. Em 2024, foram aplicadas cerca de 280 multas ambientais, com um pico de 40 autuações em um único mês.
Como denunciar?
A população pode colaborar denunciando casos de descarte irregular pelos seguintes canais:
Guarda Civil: telefone 153 ou (16) 3724-1033
• Aplicativo EcoFranca: disponível para iOS e Android
Locais adequados para descarte
A Prefeitura reforça que há opções gratuitas e regulamentadas para o descarte de resíduos. A cidade conta com quatro Ecopontos:
• City Petrópolis;
• Jardim Luíza;
• Jardim Portinari; e
• Parque das Esmeraldas.