Na tarde da última terça-feira, foi assinado no Gabinete do Prefeito, o termo de cooperação institucional entre o Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo e a Prefeitura de Franca. Também foi prestada uma homenagem ao município pelo Conselho Regional, em razão da premiação obtida no ano passado da Secretaria do Tesouro Nacional, pela qualidade das informações contábeis e fiscais (Prêmio Qualidade da Informação 2024), baseado no ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal do Sincofi (Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro.
A premiação ocorreu em Brasília, no Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB). Franca ficou em 1º lugar no quesito “Maior Evolução – Geral”, se destacando como o único município do Estado de São Paulo com mais de 100 mil habitantes (com exceção de capitais) a ganhar o prêmio. No critério “Maior Evolução – Regional”, a cidade também levou a premiação. Com a presença dos colaboradores contadores e técnicos, tanto da Prefeitura como autarquias, foi conferido a cada um o Diploma de Mérito.
O termo de cooperação firmado, sem ônus para nenhuma das partes, terá validade de 60 meses e permitirá uma maior integração entre os profissionais contabilistas, bem como a realização de parcerias e ações conjuntas que resultem em melhorias nos serviços prestados à população. Possibilitará também a realização de atividades institucionais, com o compartilhamento de informações relevantes da profissão contábil e a administração pública, difundindo as informações de temas e ações da profissão de contador público e do ente governamental por meio dos meios disponíveis.
Participaram da assinatura do termo, o prefeito Alexandre Ferreira, a secretária de Finanças, Raquel Pereira, a coordenadora financeira Neide Lopes, o presidente do Conselho Regional dos Contabilistas no Estado de São Paulo, João Carlos Castilho Garcia e a dirigente do Conselho Regional dos Contabilistas, Cristina Lúcia Bastianini.
O prefeito Alexandre Ferreira enalteceu o trabalho e a dedicação da equipe da secretaria, o que permite segurança para a realização dos investimentos e serviços à população.
João Carlos Castilho Garcia, presidente do Conselho Regional, também realçou a importância do contabilista, em suas múltiplas áreas, que exige cada vez mais empenho e acompanhamento das mudanças na legislação que são diárias. O reconhecimento do Tesouro, valoriza o trabalho de cada um, dizendo que esta é a primeira homenagem que o órgão prestava a uma Prefeitura em seus mais de 70 anos de existência, saudando a todos pela merecida conquista. O órgão representa mais de 150 mil profissionais e 28 mil empresas. A nível regional, abrange 10 cidades, incluindo Franca, contando com 256 escritórios e cerca de 1,2 mil profissionais.