Neste sábado, 25, a Prefeitura de Franca fará o segundo ‘Arrastão da Dengue’. Equipes das secretarias de Saúde e Meio Ambiente estarão no Jardim Aeroporto 3, no quadrilátero e adjacências que abrangem as ruas Leandro Fernandes Martins, Sara de Freitas, Denizar Trevisani e Martins Costa, a partir das 8 horas para orientar os moradores sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, chikungunya, zika e febre amarela urbana.
Além de orientar, os agentes estarão recolhendo materiais inservíveis, como latinhas, móveis velhos, geladeiras, sofás, guarda-roupas, papelão, dentre outros.
Waléria Mascarenhas, secretária de Saúde, destacou a importância da ação para conter o avanço da doença. “É importante que a população verifique o quintal de sua casa e retire possíveis criadouros, colocando na calçada para que os agentes possam recolher. Esta luta é de todos. Nós precisamos muito do apoio da população, porque só assim vamos conseguir eliminar os focos do mosquito transmissor da dengue”, disse.
O secretário de Meio Ambiente, Nicola Rossano Costa, ressalta que os materiais somente serão recolhidos se estiverem nas calçadas. “Por isso é importante que no dia anterior ou logo cedo, às 7 horas, as pessoas já coloquem os objetos nas calçadas”, explicou.
Waléria Mascarenhas também orientou que as pessoas verificarem as calhas das residências, onde pode ocorrer o acúmulo de água. “As calhas também podem estar acumulando água e ser um ambiente bem propício para a proliferação do mosquito”, disse.
No último sábado, 18, aconteceu o primeiro ‘Arrastão da Dengue’ na região da Vila São Sebastião, onde cerca de 10 toneladas de materiais inservíveis foram recolhidas.
De acordo com a Vigilância Epidemiológica, Franca registrou até esta quarta-feira, 285 casos positivos de dengue.