fonte: G1
Todos os estados do Sul e parte do Sudeste e do Centro-Oeste devem ser atingidos pelo fenômeno. Com a nova onda de calor que começa no fim desta semana, as temperaturas podem superar os 40ºC em algumas regiões do país.
De acordo com a Climatempo, o fenômeno deve ter início na sexta-feira (28) e se estender ao menos até 5 de março.
Esta é a quinta onda de calor que registrada no país neste ano. Três delas impactaram exclusivamente o Sul do país e uma elevou as temperaturas no Sudeste e no Centro-Oeste. A quinta deve atingir parte do Centro-Sul.
Ao menos sete estados devem ser atingidos pela onda de calor nos próximos dias (veja no mapa abaixo):
Mato Grosso
Rio Grande do Sul
Santa Catarina
Paraná
São Paulo
Minas Gerais
Mato Grosso do Sul
Segundo Fábio Luengo, meteorologista da Climatempo, o Sul do país deve ser novamente a região mais atingida pelas altas temperaturas.
“Porto Alegre deve ser a capital mais quente nesse período, com as máximas chegando a 39ºC. No leste do Rio Grande do Sul e na Campanha Gaúcha, as marcas podem chegar a 43ºC”, prevê.
No Sudeste, São Paulo também deve registrar temperaturas muito acima da média. A expectativa é de máxima de 34ºC, 5 graus acima do esperado para o mês.
Luengo ainda comenta que, com a nova onda de calor, boa parte das capitais afetadas pelo fenômeno podem registrar novos recordes de temperatura para o ano.
São Paulo, Curitiba e Porto Alegre são as capitais com maior chance de observarem as maiores marcas do verão nesse período.