Image default
Noticia

O que muda com o novo Cadastro Único? Veja perguntas e respostas.

Fonte: G1

Sistema terá mudanças a partir de março. O CadÚnico é o principal instrumento de acesso a programas sociais do governo, como o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Porta de entrada para mais de 40 programas sociais do governo, o Cadastro Único (CadÚnico) terá atualizações a partir de março. O objetivo das mudanças é possibilitar melhores serviços para a população e também fechar o cerco a fraudes, informou o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

O cadastro é o principal instrumento de acesso a benefícios como o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Ao todo, são mais de 40 milhões de famílias inscritas — cerca de 94 milhões de pessoas.

As mudanças permitirão, por exemplo, a ligação automática do CadÚnico a bases de dados nacionais. Nelas, estão informações biométricas (foto e digital), de CPFs, da renda, vínculos de emprego, benefícios previdenciários e assistenciais, entre outros.

Segundo o governo, a conexão entre os dados permitirá uma checagem dinâmica da situação dos cidadãos. Isso irá evitar que as pessoas tenham de atualizar com frequência suas informações em programas separados, além de permitir uma oferta direcionada de serviços e fiscalização mais ágil.

Noticias relacionadas

Campanha Maio Laranja

Fabrício Guimarães

Preço das carnes sobe 5,8% e é maior impacto da inflação de alimentos de outubro

Fabrício Guimarães

“Oscar do Café” reconhece os melhores grãos da Região do Cerrado Mineiro no dia 13 de novembro

Fabrício Guimarães

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência aqui. Aceitar Leia mais