Image default
Esporte

Renato Paiva é demitido do Botafogo.

Fonte: GE

Clube anuncia saída do treinador menos de 48 horas depois da eliminação na Copa do Mundo.

Renato Paiva não é mais o técnico do Botafogo. O clube anunciou a demissão do treinador na madrugada desta segunda-feira, através de uma nota oficial. O time busca agora um novo comandante.

A saída de Renato Paiva ocorre após a eliminação na Copa do Mundo de Clubes, para o Palmeiras, no sábado, em jogo das oitavas de final. O Alvinegro perdeu por 1 a 0, com o gol adversário saindo na prorrogação.

— O primeiro sentimento que me veio assim que o árbitro apitou, independentemente se tivesse vencido ou perdido, é de orgulho. Pelo trajeto que fizemos até aqui, pelo que os jogadores fizeram, a capacidade de jogar contra uma equipe forte e que conhecemos bem — afirmou o treinador após o jogo.

Além de Renato Paiva, Ricardo Dionísio (auxiliar), Miguel dos Santos (auxiliar), Rui Tavares (preparador de goleiros) e Daniel Castro (preparador físico) também deixaram o Botafogo.

Renato Paiva foi anunciado pelo Botafogo no dia 27 de fevereiro deste ano, depois de longa novela para definir quem comandaria a equipe em 2025. Campeão da Libertadores e do Brasileiro em 2024, Artur Jorge havia decidido deixar o clube para aceitar a proposta do Al-Rayyan, do Catar, na última semana de dezembro.

Ao todo, Renato Paiva esteve à frente do Botafogo em 23 jogos, com 12 vitórias, três empates e oito derrotas. O aproveitamento foi de 56.5%. O treinador ficou marcado por comandar a vitória sobre o PSG por 1 a 0, na fase de grupos da Copa do Mundo de Clubes.

O Botafogo ocupa o 8º lugar no Campeonato Brasileiro, com 18 pontos em 11 jogos. A equipe está classificada para as oitavas de final da Libertadores (rival será a LDU) e da Copa do Brasil (enfrentará o Bragantino).

A demissão de Renato Paiva é o primeiro ato de Textor depois de deixar o comando do Lyon e prometer dar mais atenção ao Botafogo. O empresário americano oficializou a sua renúncia à liderança do clube francês e nomeou dois substitutos: o alemão Michael Gerlinger é o novo CEO, enquanto a sul-coreana naturalizada americana Michele Kang assume a presidência.

Com a mudança na França, Textor avisou que vai participar mais das decisões do dia a dia do Botafogo.

— Eu vou passar muito mais tempo pensando na Eagle globalmente, voltando mais para o Botafogo. Tenho ótimos sócios no Eagle Football Group, acionistas que vão tomar à frente para lidar com assuntos que eu honestamente não fui muito bom para lidar na França. Estou ansioso para me reconectar com o Brasil — disse o empresário no sábado, antes do jogo contra o Palmeiras.

Confira a nota do Botafogo

O Botafogo informa que Renato Paiva não é mais o técnico da equipe principal. A decisão foi comunicada ao profissional na noite deste domingo (29). O Clube agradece Paiva e seus auxiliares pelos serviços prestados ao Glorioso nos últimos meses – com destaque para a vitória histórica contra o Paris Saint-Germain, na Copa do Mundo de Clubes, e a classificação para as oitavas de final da Libertadores e Copa do Brasil.

John Textor e a diretoria do Departamento de Futebol estão no mercado em busca de um novo técnico para o desafio de continuar no caminho dos títulos, lutando pelos bicampeonatos da Libertadores e do Brasileiro e pelo inédito título da Copa do Brasil.

Noticias relacionadas

Equipe brasileira de curling vence primeiro jogo do país na história dos Jogos Olímpicos.

Fabrício Guimarães

Interesse da CBF por Dorival ameaça planos e deixa São Paulo em alerta sobre futuro.

Fabrício Guimarães

Confira os jogos da penúltima rodada do Brasileirão da série A

Fabrício Guimarães

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência aqui. Aceitar Leia mais