Image default
Esporte

Real Madrid pede à Fifa que Copa do Mundo de Clubes aconteça a cada dois anos.

Fonte: GE

Sucesso comercial do evento, responsável pela venda de 25% dos ingressos, clube espanhol pressiona Gianni Infantino por Mundial bienal.

Após o fim da primeira Copa do Mundo de Clubes, a Fifa já garantiu que terá uma próxima edição, apesar de não confirmar quando e onde será. De acordo com o jornal The Guardian, da Inglaterra, a entidade recebe pressão do Real Madrid de que o evento aconteça a cada dois anos.

O clube espanhol foi um grande sucesso comercial da competição, responsável pela venda de 25% dos ingressos e com a maior média de público do torneio. Segundo a publicação, o Real teria levantado a possibilidade de Mundial bienal, o que não seria cogitado pela Fifa. Gianni Infantino considera que a Copa do Mundo a cada dois anos seria um exagero, apesar de pensar em outras expansões, como o aumento do número de clubes.

Existe a possibilidade de, na próxima edição, em 2029, a competição contar com a participação de 48 clubes, ao invés dos 32 envolvidos este ano. Em recente discurso, o presidente da Fifa citou Arsenal, Liverpool, Manchester United, Tottenham, Barcelona, Napoli e Milan como clubes que gostaria de ver na próxima Copa do Mundo de Clubes.

Por enquanto, o Paris Saint-Germain é o único time europeu garantido na próxima edição da Copa de Clubes, já que venceu a Liga dos Campeões 2024/25. O Chelsea, atual campeão mundial, não tem vaga garantida, e terá que disputar um dos lugares disponíveis para equipes europeias e da Inglaterra.

O local de disputa também está em aberto. De acordo com o The Guardian, o Catar se candidatou a receber a próxima edição da Copa do Mundo de Clubes, mas a Fifa preferiria uma realização conjunta, como a dos próximos mundiais de seleções (Canadá, EUA e México em 2026 e Marrocos, Espanha e Portugal em 2030).

Eleito presidente da CBF há dois meses, Samir Xaud se reuniu com Infantino ainda em junho e expressou satisfação com o torneio e interesse de o Brasil ser sede em 2029. A ideia é aproveitar a estrutura da Copa do Mundo feminina de 2027 para o Mundial de Clubes.

Noticias relacionadas

Saída de Felipão do Atlético-MG é dada como certa; entenda motivos para a decisão.

Fabrício Guimarães

Análise: Brasil de Dorival se arruma durante a partida, reage e termina Data Fifa com saldo positivo.

Fabrício Guimarães

Mais perto do retorno, Paulinho ainda depende de renovação para permanecer no Corinthians.

Fabrício Guimarães

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência aqui. Aceitar Leia mais