Image default
Franca

Centro de Referência do Autismo entrará em funcionamento em outubro.

O prefeito Alexandre Ferreira assinou na manhã desta quarta-feira, 10, o contrato para o funcionamento do Centro de Referência do Autismo em Franca. A entidade responsável, contemplada através de Chamamento Público, foi a Fundação Allan Kardec, e as atividades terão início no próximo mês.

A assinatura, feita no Gabinete do Prefeito, contou com a presença da secretária de Saúde, Waléria Mascarenhas, e o vice-presidente da instituição, Fernando Américo Palermo Falleiros.

O Centro de Referência do Autismo tem como objetivo oferecer atendimento especializado e multidisciplinar às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), promovendo o desenvolvimento da comunicação, autonomia, independência e inclusão social, em consonância com os princípios de universalidade e equidade do SUS (Sistema Único de Saúde).

Serão 1.400 atendimentos mensais, de segunda a sexta-feira, sendo 8 horas diárias, na sede da entidade (rua José Marques Garcia, 675, Cidade Nova). O público a ser atendido será encaminhado pela Secretaria de Saúde, mediante protocolo específico. “Este centro proporcionará resultados positivos tanto para a criança quanto para a família, porque é um atendimento integralizado, ou seja, todas as áreas oferecendo tratamentos e soluções”, ressaltou o prefeito.

Para oferecer os serviços, a Fundação Allan Kardec já iniciou o processo de contratação de profissionais nas áreas de terapia ocupacional, psicologia, fisioterapia, fonoaudiologia, psicopedagogia, recepção, portaria, medicina, assistência social, atendimentos terapêuticos individuais e grupais, integração sensorial, reabilitação, orientação aos familiares, dentre outros. Para participar do processo seletivo, é necessário enviar, até o dia 15 de setembro, currículo para o e-mail [email protected]. No assunto, é necessário escrever como referência “CRA-2025”.

Outras ações

Além do Centro de Referência do Autismo, a Prefeitura de Franca segue com investimentos voltados à área da saúde mental e tratamento. Mediante Chamamento Público, serão contratados mais de 400 profissionais que atuarão como educadores de apoio pedagógico e professores intérpretes de Libras, como forma de reforçar o atendimento a alunos com deficiência e Transtorno do Espectro Autista (TEA) na rede municipal de ensino.

Há, ainda, em construção, o CAPSi (Centro de Atenção Psicossocial Infantil), que será ao lado do novo NGA, no Jardim Botânico. A unidade oferecerá tratamento e atendimento para crianças e adolescentes com transtornos ou em sofrimento psíquico. “Com todos os serviços, vamos melhorando, a cada dia, o atendimento para nossas crianças na cidade”, destacou Alexandre Ferreira.

Noticias relacionadas

Franca: Prefeitura se reúne com empresários para elaborar plano de ponto turístico na região.

Fabrício Guimarães

EJA já está com matrículas abertas para 2024.

Fabrício Guimarães

Franca prepara evento inédito de publicidade e propaganda.

Fabrício Guimarães

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência aqui. Aceitar Leia mais