Por BARROS FILHO
Os usuários da Avenida Santa Cruz, uma das principais vias da cidade de Claraval (MG), devem ficar atentos nesta quarta-feira (6). O trecho da avenida, entre as ruas Tufi Jorge e Tancredo Neves, que passa no entorno do Morro do Cruzeiro, ficará interditado para a passagem de veículos até o final da tarde. A medida foi adotada após a Prefeitura Municipal dar início às obras para por fim a um dos principais “pontos cegos” da via, bem como construir calçadas. O trânsito foi desviado para as ruas 12 de Dezembro, Candido de Lima e Carlos Lacerda.
A falta de calçadas no entorno de um dos principais pontos turísticos da cidade e que ganhará em breve um Mirante junto ao Cruzeiro instalado no Morro, obrigava pedestres a “disputarem” a avenida com veículos. O prefeito Luiz Gonzaga Cintra (Avante), o Luizão, pediu um estudo ao Departamento de Engenharia da Prefeitura sobre como equacionar a questão, e correu atrás de recursos para poder viabilizar a obra. Com os estudos terminados e dinheiro em caixa, nesta quarta-feira a Secretaria Municipal de Obras deu início ao projeto.
O barranco junto a uma das curvas será totalmente removido para amenizar o “ponto cego”, termo usado por motoristas para definir um trecho de via sem visão de quem vem no sentido oposto. No local do barranco será construída uma calçada ligando as ruas Tufi Jorge e Tancredo Neves, com o objetivo de dar mais segurança para pedestres. A interdição total da avenida deve prosseguir até o final da tarde de hoje. Após, caso seja necessário, a interdição será parcial.