Image default
Mundo

Inteligência Artificial, Café e Arte Digital – por Sérgio Parreiras Pereira

Sou Sergio Parreiras Pereira, engenheiro agrônomo, pesquisador do Centro de Café do Instituto Agronômico (IAC) e, desde 2006, idealizador e articulador da Rede Social do Café (www.redesocialdocafe.com.br). Minha trajetória no setor cafeeiro é marcada pela atuação em pesquisa cientifica e extensão rural, principalmente por meio de mídias sociais e curadoria de informações e notícias, sempre buscando novas formas de engajar e informar participantes e interessados no sistema agroindustrial dos cafés do Brasil.

A Rede Social do Café acaba de completar 18 anos ininterruptos, em ascensão desde os tempos do Orkut.  Há cerca de oito anos, iniciamos o desenvolvimento diário de imagens no intuito de convidar seus integrantes a se atualizarem com os principais destaques do dia, geralmente uma informação técnica, mercadológica, um vídeo, uma notícia ou um artigo assinado. Este trabalho mais artístico culminou com a criação de um perfil no Instagram, onde compartilho essas imagens:@redesocialdocafe. Desde setembro de 2018, já publicamos nesse perfil mais de 2800 imagens cafeeiras alcançando mais de 6000 seguidores, sempre com o objetivo de destacar as principais notícias e conteúdos do setor cafeeiro.

A Rede Social do Café se destaca pela seleção diária e cuidadosa das principais notícias ou conteúdos do setor, que são amplamente disseminados por meio de e-mail, Facebook, Instagram, X, Trends, grupos de WhatsApp e Telegram. Esse trabalho de curadoria torna o Instagram da Rede Social do Café um verdadeiro repositório, um registro visual da história atual do setor cafeeiro.

Recentemente, comecei a explorar a inteligência artificial generativa, que é capaz de criar conteúdo original a partir de dados existentes, usando redes neurais e algoritmos avançados. Ela gera textos, imagens, músicas e vídeos, aprendendo padrões a partir de grandes volumes de dados. A Inteligência Artificial promete transformar a humanidade ao automatizar processos criativos e aumentar a eficiência de diferentes trabalhos.

Em uma noite comum em casa, enquanto criava imagens para as notícias da Rede Social do Café, meu filho Raul, de 10 anos, me surpreendeu com uma sugestão: “Por que não usa Inteligência Artificial?” Parei tudo e fui conversar com ele. Raul me mostrou uma ferramenta que poderia ajudar no meu trabalho. Desde março de 2024, comecei a usar a Inteligência Artificial no apoio ao desenvolvimento das artes e os resultados foram muito bons. A qualidade do design melhorou significativamente e o processo se tornou mais eficiente.

Os resultados foram tão impressionantes que amigos e usuários da Rede Social do Café entraram em contato para elogiar as novas artes. Continuei explorando diferentes ferramentas de IA e aprendendo a utilizá-las. Dessa dedicação e experimentação diária, comecei a gerar imagens ligadas ao setor cafeeiro por meio da IA. O grande volume de imagens e a possibilidade de compartilhá-las com outras pessoas me levaram a criar, em maio de 2024, o perfil no Instagram @artecafeeiradigital . Já são mais de 230 imagens e 500 seguidores.

Nesse novo espaço, três paixões se fundem: Inteligência Artificial, Café e Arte Digital. Utilizo esse perfil para extravasar meus pensamentos cafeinados, compartilhando insights, representações do cotidiano, viagens inexistentes e conexões com vivências e lembranças de vídeos, podcasts, livros e músicas. Tudo junto e no mesmo lugar, criando um ambiente onde a inovação tecnológica encontra a tradição do café, resultando em uma arte digital única e inspiradora.

A fusão da Inteligência Artificial, Café e Arte Digital representa um ponto de convergência entre tradição e inovação, onde a tecnologia amplifica a paixão pelo café e a expressão artística. Este encontro permite não só a criação de conteúdos visualmente atrativos e informativos, mas também a exploração de novas formas de conexão e engajamento com a comunidade cafeeira. No perfil @artecafeeiradigital, conseguimos ver essa união em ação, trazendo à tona a beleza do café através das lentes da arte digital e do poder transformador da IA. É um espaço onde a criatividade não tem limites e onde cada imagem conta uma história, inspirando e conectando pessoas ao redor do mundo por meio do amor comum pelo café.

Por Sergio Parreiras Pereira

Noticias relacionadas

Série B: qual a projeção de pontos para subir? E para evitar a queda? Veja contas para o returno

Fabrício Guimarães

Exportações de trigo pelo Brasil em 2024 já superam todo o ano passado

Fabrício Guimarães

TSE inicia julgamento que pode levar à inelegibilidade de Bolsonaro

Fabrício Guimarães

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência aqui. Aceitar Leia mais