Image default
Mundo

Série B: qual a projeção de pontos para subir? E para evitar a queda? Veja contas para o returno

Chegamos à metade da Série B do Brasileiro de 2024. Faltando 19 rodadas para as definições nas duas extremidades da tabela, a calculadora vai fazer parte da realidade dos times a partir de agora, seja para fazer as contas pelo acesso ou contra o rebaixamento.

Entre quem briga para subir, o líder Santos desponta com 91% de chance, segundo o Espião Estatístico. O Peixe também é apontado pelos matemáticos da Universidade Federal de Minas Gerais como favorito ao título: 27,9%

Outros dois integrantes do G-4 aparecem com boas chances de acesso: Novorizontino (49,91%) e Mirassol (48,55%). O Sport, atual sétimo colocado, projeta bem com 51,25% – o Leão tem dois jogos a menos e cinco pontos de diferença para o Santos.

Já na briga contra a degola, o Guarani, lanterna da competição com 11 pontos, tem 96,21% de risco de cair.

Também na zona de rebaixamento neste momento, Ituano (94,66%), Chapecoense (41,51%) e Brusque (75%) são os outros times mais ameaçados por enquanto. O Botafogo-SP é o quinto da lista, com 35,76% de risco.

Quantos pontos é preciso fazer para subir?

Segundo as projeções da UFMG, as chances de subir passam de 90% a partir dos 60 pontos e chegam a 99% com 62 pontos.

Pela média dos quartos colocados nas últimas cinco edições, desde 2019, 63 pontos é uma pontuação segura para subir (62,6 pelas contas exatas).

Neste caso, o Santos, atualmente com 34 pontos, precisaria de mais 29 para confirmar a vaga na elite em 2025 (nove vitórias e dois empates, por exemplo), o que daria um aproveitamento de 50,8% no returno – é um desempenho semelhante ao do Ceará, atualmente na sexta colocação.

E as contas para não cair?

Para permanecer na Série B, as projeções da UFMG indicam que o time que chegar a 46 pontos tem menos de 2% de risco de cair. Nenhuma equipe com 44 ou mais caiu nas últimas cinco edições.

Veja os jogos da primeira rodada do returno:

Sexta-feira

Sábado

  • 17h – Ituano x Chapecoense
  • 17h – Sport x Amazonas

Domingo

Segunda-feira

Noticias relacionadas

Arthur Elias rebate crítica e reforça liderança de Marta: “Papel que sempre teve aqui e sempre vou estimular”

Fabrício Guimarães

Seca faz produtividade da cana cair 12% em julho, diz CTC

Fabrício Guimarães

Contran aprova novas regras para pedágio eletrônico em rodovias do país

Fabrício Guimarães

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência aqui. Aceitar Leia mais