A Defesa Civil do Estado de SP emitiu um alerta para chuvas de forte intensidade que afetarão todo o território paulista nesta quinta e sexta
A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta para chuvas de forte intensidade que afetarão todo o território paulista nesta quinta (7) e sexta-feira (8). O alerta, divulgado no começo da tarde desta quarta-feira (6), prevê acumulados de chuva entre altos e muito altos, com risco de temporais e outros fenômenos climáticos adversos, como raios, rajadas de vento e possibilidade de granizo.
Por causa da previsão, o governo do Estado vai acionar, novamente, partir das 8h de amanhã (7), gabinete de crise, que reunirá representantes de órgãos essenciais, como as empresas de energia elétrica e abastecimento de água, para garantir uma comunicação ágil e ações de monitoramento e controle durante os dois dias de chuvas intensas.
Áreas atingidas pelo alerta de chuvas fortes da Defesa Civil
De acordo com a Defesa Civil, os níveis de acumulados de chuva variam conforme a região. As áreas mais afetadas serão:
- Regiões com acumulados de chuva muito altos: Capital paulista, região metropolitana de São Paulo, Vale do Ribeira, Itapeva, Sorocaba, Campinas, Baixada Santista, litoral norte, Vale do Paraíba, São José do Rio Preto, Araçatuba, Barretos, Franca e Ribeirão Preto.
- Regiões com acumulados de chuva altos: Marília e Presidente Prudente.
- A Defesa Civil também alerta com especial atenção para as regiões de Bauru e Araraquara, onde os níveis de precipitação podem ser ainda mais elevados, aumentando o risco de desastres naturais e complicando a mobilidade nas áreas mais afetadas.
Causa das chuvas intensas: frente fria
A previsão de chuvas fortes para os próximos dias está relacionada à passagem de uma frente fria pela costa sudeste do Brasil. Esse fenômeno meteorológico cria condições propícias para pancadas de chuva intensas, além de possibilitar a ocorrência de temporais. As autoridades recomendam a máxima precaução devido à combinação de fatores climáticos, como os ventos fortes e o risco de granizo.