Image default
Franca

Grupo Santa Casa de Franca é premiado por excelência

O Grupo Santa Casa de Franca se destaca não apenas pela tradição no cuidado à saúde, mas também pela sua constante busca por excelência em gestão hospitalar. A instituição recebeu a importante acreditação ONA Nível 2: Acreditado Pleno, se tornando a 4ª Santa Casa do Estado de São Paulo a conquistar esse reconhecimento.

“É um selo que reconhece os padrões de qualidade. Padrões esses relacionados à segurança do usuário, maturidade em relação aos processos instituídos e à capacidade de integração entre diversos setores e comissões, setores e comissões que hoje existem no ambiente hospitalar”, disse o gerente assistencial do Hospital Geral da Santa Casa de Franca, Wellington Alves Mendes.

O processo de acreditação é realizado a partir de uma avaliação feita por uma IAC (Instituição Acreditadora Credenciada) e uma equipe especializada da ONA (Organização Nacional de Acreditação). São analisados critérios do Manual Brasileiro de Acreditação, que abrangem desde a segurança do paciente até a gestão dos processos. O IQG (Instituto Qualisa de Gestão) foi o responsável por classificar o grupo francano.

O gerente de Inovação, Melhoria Contínua e Qualidade do Grupo Santa Casa de Franca, Guilherme Ribeiro, explicou o objetivo da avaliação dentro dos hospitais. “Para verificação daqueles pontos que precisam ser melhor abordados, padronizados e com o objetivo de garantir a segurança do paciente, assegurando que aquele procedimento seja feito no paciente correto, no lado correto e, também, o seguimento das seis metas internacionais de segurança do paciente, que são essenciais para o bom atendimento e a qualidade nos serviços prestados”.

“Após essa análise diagnóstica, é realizada a visita pela empresa credenciada pela Organização Nacional de Acreditação, onde são avaliados alguns pontos nos serviços, como a entrada do paciente, cirurgias, qualidade, segurança medicamentosa, para verificar se todos os pontos estão condizentes com os requisitos que a ONA preconiza para a obtenção dos selos”, completou Guilherme.

Os selos de acreditação são divididos em três níveis. O primeiro selo, chamado ONA Nível 1, é concedido quando a instituição garante a segurança do paciente. O ONA Nível 2 abrange aspectos de gerenciamento, seguindo as diretrizes e práticas recomendadas para uma gestão eficaz. Já o ONA Nível 3 representa o nível de excelência. Neste estágio, todos os pontos anteriores – segurança do paciente, gerenciamento e práticas estruturadas – estão plenamente integrados.

Wellington reforça que o nível 2 foi alcançado logo no primeiro processo de acreditação. “Nossa instituição, a Santa Casa de Franca, foi reconhecida como nível 2 pleno na ONA, o que demonstra a excelência e a preocupação com a segurança do paciente e a qualidade dos processos. Essa conquista tem grande impacto porque conseguimos esse reconhecimento de forma plena no nível 2, já na primeira avaliação”.

Para o superintendente técnico da ONA, Péricles Cruz, a certificação é um reflexo do compromisso com a qualidade. “Esse é um processo voluntário e educativo, que envolve visitas periódicas e a verificação de mais de 1,7 mil requisitos em todas as áreas da instituição. É uma honra ver o Grupo Santa Casa de Franca avançando para o nível 2, com uma certificação válida por dois anos”.

Trabalho construído

O administrador hospitalar Thiago da Silva lembrou que, quando assumiu a gestão, a estrutura estava comprometida e a instituição enfrentava uma grande dívida. Apesar dos desafios, o trabalho árduo foi recompensado com a premiação, que reflete os esforços da equipe em proporcionar as melhores condições humanas e estruturais para os pacientes

“Hoje, ao lado do IQG, buscamos uma certificação de qualidade assistencial que valoriza nosso trabalho e inspira outras Santas Casas. Quero deixar um recado para todos: não desanimem. O sucesso não é um destino, mas sim a jornada que cada um de nós está disposto a trilhar”, expressou Thiago.

Agradecimento

Tony Graciano, presidente do Grupo Santa Casa de Franca, agradeceu aos funcionários das três unidades da instituição filantrópica: Hospital Geral, Hospital do Câncer e Hospital do Coração. “Todos, sem exceção, desempenharam um papel essencial para que chegássemos a esse resultado. A acreditação ONA nível 2 consolida nosso foco na excelência e na segurança no atendimento aos nossos pacientes. Isso só foi alcançado graças à união e ao empenho de todos. E é apenas o começo”.

OSSs

O Grupo Santa Casa é uma Organização Social de Saúde. Graciano aproveitou a conquista da acreditação ONA nível 2: Acreditação Plena para reforçar a importância das OSS para o atendimento no SUS (Sistema Único de Saúde). “Elas permitem uma gestão mais ágil e eficiente, o que nos ajuda a ampliar o acesso e melhorar a qualidade dos serviços oferecidos à população, sempre alinhadas aos princípios do SUS, dando prioridade também para economia e produtividade”.

Esses reconhecimentos têm se tornado cada vez mais frequentes para a instituição filantrópica. O AME (Ambulatório Médico Especializado) de Campinas, administrado pelo Grupo Santa Casa de Franca, também alcançou o nível 2 de acreditação.

Superioridade na produção e maior economia. Segundo Graciano, em 2018, a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo informou que os serviços de saúde prestados por OSSs apresentavam até 52% mais produtividade e eram cerca de 32% mais baratos quando comparados às unidades administradas pelo governo.

Grandeza

Além dos hospitais francanos, o grupo administra os AMEs dos municípios de Casa Branca, Campinas, Franca, Ribeirão Preto, São Carlos, Taquaritinga e Vale do Jurumirim.

O Grupo Santa Casa de Franca atende 22 cidades do DRS-VIII (Departamento Regional de Saúde), abrangendo uma população média de 700 mil habitantes.

Noticias relacionadas

“Raiva”: peça provocadora com elenco de peso celebra 10 anos de companhia teatral criada por francanos.

Fabrício Guimarães

Franca: Biblioteca Municipal é selecionada mais uma vez para Programa ‘Viagem Literária’.

Jornada de Crédito em Franca está com inscrições abertas.

Fabrício Guimarães

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência aqui. Aceitar Leia mais