Image default
Franca

Sistema cai e afeta atendimento em UBSs, UPAs e NGA de Franca

A instabilidade no sistema de informática da Prefeitura, na manhã desta quinta-feira, 6, afetou o atendimento na rede municipal de saúde de Franca. O NGA (Núcleo de Gestão Assistencial), as UBSs (Unidades Básicas de Saúde), UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e prontos-socorros ficaram “fora do ar”, impedindo que os pacientes fossem atendidos pelos médicos ou pegassem suas medicações. 

No NGA, pacientes que aguardavam suas consultas há meses não puderam ser atendidos. A trabalhadora doméstica Ana Maria Duarte, 56 anos, moradora no Recanto Elimar, disse que saiu de casa mais de duas horas antes da consulta para não se atrasar e, ao chegar à unidade, teve a informação de que não poderia passar pela consulta, pois não havia sistema. “E agora? Estou aguardando desde o início de novembro, olha a quantidade de o tempo que tive que esperar e não vou conseguir atendimento”. 

O garçom Pedro Alberto Lima, 47, se revoltou com a situação. “O sistema cai e os médicos não trabalham, o que vai virar isso?” 

Os usuários também não conseguiram pegar as medicações controladas. Uma funcionária da farmácia do NGA informou que a receita precisa ser retida e registrada no sistema. Por este motivo, com os computadores “fora do ar”, não havia possibilidade de entregar os remédios.

No meio da manhã desta quinta-feira, o NGA estava repleto de diversas pessoas com idade avançada, limitações físicas de locomoção e sem seu próprio meio de transporte. O sentimento entre elas era o de frustração.

A única instrução dada era de que os pacientes devem aguardar uma mensagem de reagendamento chegar pelo WhatsApp. 

‘Instabilidade’ 

A Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos confirmou que o servidor de dados de sistemas utilizado pela Prefeitura e o site apresentavam instabilidade, na manhã desta quinta, e ressaltou que o Departamento de Tecnologia da Informação estava trabalhando para resolver a questão o mais breve possível.

Já a Secretaria de Saúde informou que as consultas agendadas para esta quinta, na rede municipal, serão remarcadas e os pacientes comunicados da nova data.

Noticias relacionadas

Emdef segue com obras no Parque dos Trabalhadores.

Fabrício Guimarães

Univesp abre inscrições para vestibular com 135 vagas

Fabrício Guimarães

Desenvolvimento lança projeto para capacitação nos setores de couro e calçado.

Fabrício Guimarães

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência aqui. Aceitar Leia mais