Secretários de Saúde e representantes de 27 municípios da região de Passos (MG) participaram na última sexta-feira (29), na Sala de Encontros do Mosteiro de Claraval (MG), da reunião ordinária mensal do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems) Regional Passos. Eles foram recepcionados pelo prefeito José Reinaldo Cintra (PL), o Zé Reinaldo. O evento, realizado de forma itinerante, tem como objetivo discutir as demandas e os desafios da saúde pública na região, além de buscar soluções e promover a troca de experiências entre os gestores dos municípios participantes.
A reunião contou com presença de dezenas de secretários além de vários representantes da Saúde. O prefeito Zé Reinaldo falou na abertura do evento: “É uma honra para nós recebermos os senhores secretários de Saúde e diretoria do Cosems, que está comprometido em apoiar, promover a regionalização e fortalecer a gestão municipal. Juntos, construiremos uma saúde pública mais eficiente e acessível para nossa população”.
Sobre a escolha de Claraval para sede do encontro de agosto, a presidente do Cosems/Passos, Edina Aparecida de Andrade Gonçalves, disse que levar as reuniões da entidade para cidades da regional, possibilita que os gestores conheçam a saúde dos outros municípios da região. “Debatemos e deliberamos sobre assuntos que impactam na saúde das cidades da nossa região, e damos oportunidade para que os secretários conheçam de perto a saúde de Claraval”, comentou Edina, que é secretária de Saúde em Fortaleza de Minas (MG).
O Cosems é uma entidade sem fins lucrativos, que tem como missão, representar, apoiar e aproximar as secretarias municipais de Saúde da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. Neide Maria da Silva, diretora do Departamento Municipal de Saúde Educacional de Claraval e representando a Secretaria de Saúde, falou da importância do conselho. “O papel do Cosems é brigar pelos municípios. Secretaria de Estado e o Ministério da Saúde não conseguem acompanhar a realidade dos municípios, e o Cosems está aqui pra defender e buscar melhorias”.