Image default
Franca

Programa ‘Cidade Angels’ leva SAMU a mais quatro escolas municipais.

Com o objetivo de identificar os três principais sinais do Acidente Vascular Cerebral (AVC) e proporcionar orientações a estudantes da rede municipal de ensino, as secretarias de Saúde e Educação seguiram com palestras e ações em mais quatro escolas nesta semana, através do Programa ‘Cidade Angels’.      

Ao todo, são 686 alunos dos 3ºs Anos envolvidos na prevenção e ao cuidado com a saúde da população em relação ao AVC. Na quinta-feira, 11, as visitas foram nas escolas municipais ‘Frei Lauro de Carvalho Borges’ (Jardim do Éden) e ‘César Augusto de Oliveira’ (Jardim Brasilândia) nos períodos da manhã e da tarde. Já na sexta-feira, 12, os encontros aconteceram nas EMEBs ‘Nelson dos Santos Damasceno’ (Jardim Bonsucesso) e ‘Dorotea Paulino Ferro’ (Vila Rezende).

Além de aulas teóricas sobre fluxo, organização e tipos de atendimentos do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), os estudantes também tiveram uma simulação realística com a participação de dois alunos, sendo que o primeiro simulava os sintomas de um AVC, e o segundo fazia a ligação para a base do SAMU, passando todas as informações sobre o quadro clínico. Depois, uma viatura foi deslocada para simular o atendimento e, posteriormente, as crianças tiveram acesso à parte interna da ambulância, entendendo todo o processo.

O ‘Cidade Angels’ busca formar multiplicadores de conhecimento: ao aprender a identificar sinais de AVC, os alunos repassam as informações aos familiares, ajudando a criar uma rede de prevenção e resposta rápida na comunidade.

Noticias relacionadas

Franca: Fundo Social abre 100 vagas para curso da “Escola da Moda”.

Fabrício Guimarães

17º Festival de Atletismo reunirá mais de 2.200 alunos.

Fabrício Guimarães

Prefeito e alunos plantam 200 árvores no Parque dos Trabalhadores

Fabrício Guimarães

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência aqui. Aceitar Leia mais