Criadas em 1831, apenas sete anos depois da fundação de Franca, as Cavalhadas celebram, nos próximos dias 3 e 4 de agosto, 193 anos de história.
O tradicional evento, realizado anualmente no Parque de Exposições “Fernando Costa” e introduzido na cultura francana por colonizadores portugueses, se entrelaça com a cultura da cidade.
O espetáculo tem origem medieval e retrata as batalhas entre cristãos e mouros, reunindo elementos culturais, históricos e religiosos. Costumeiramente, muitos moradores da região costumam sair de suas cidades com destino a Franca para acompanhar e participar da apresentação, que ainda conta com desafios de habilidades.
Este ano, as Cavalhadas serão realizadas no primeiro final de semana de agosto. No sábado, o evento acontecerá às 20h, com a Cerimônia dos Encamisados. No domingo, às 14h, será encenada a batalha simbólica entre mouros e cristãos.
A peleja começa com a entrada dos cavaleiros, divididos entre os dois grupos. O ponto alto é a batalha final, em que os cristãos, liderados pelo rei Carlos Magno, e mouros, sob o comando do sultão de Constantinopla, simulam um combate que termina com vitória cristã e conversão da família real de Constantinopla.
O presidente do Clube das Cavalhadas, Marcus Vinícius Falleiros, diz que o espetáculo oferece uma oportunidade única para os moradores francanos de relembrar o passado e renovar as esperanças para o futuro.
“Com o bicentenário da cidade se aproximando, as Cavalhadas de 2024 ganham uma relevância ainda maior, simbolizando a longevidade e a continuidade de uma tradição que é quase tão antiga quanto o próprio município”, comentou.