Image default
Franca

Com 193 anos, Cavalhadas celebram bicentenário de Franca

Criadas em 1831, apenas sete anos depois da fundação de Franca, as Cavalhadas celebram, nos próximos dias 3 e 4 de agosto, 193 anos de história.

O tradicional evento, realizado anualmente no Parque de Exposições “Fernando Costa” e introduzido na cultura francana por colonizadores portugueses, se entrelaça com a cultura da cidade.

O espetáculo tem origem medieval e retrata as batalhas entre cristãos e mouros, reunindo elementos culturais, históricos e religiosos. Costumeiramente, muitos moradores da região costumam sair de suas cidades com destino a Franca para acompanhar e participar da apresentação, que ainda conta com desafios de habilidades.

Este ano, as Cavalhadas serão realizadas no primeiro final de semana de agosto. No sábado, o evento acontecerá às 20h, com a Cerimônia dos Encamisados. No domingo, às 14h, será encenada a batalha simbólica entre mouros e cristãos.

A peleja começa com a entrada dos cavaleiros, divididos entre os dois grupos. O ponto alto é a batalha final, em que os cristãos, liderados pelo rei Carlos Magno, e mouros, sob o comando do sultão de Constantinopla, simulam um combate que termina com vitória cristã e conversão da família real de Constantinopla.

O presidente do Clube das Cavalhadas, Marcus Vinícius Falleiros, diz que o espetáculo oferece uma oportunidade única para os moradores francanos de relembrar o passado e renovar as esperanças para o futuro.

“Com o bicentenário da cidade se aproximando, as Cavalhadas de 2024 ganham uma relevância ainda maior, simbolizando a longevidade e a continuidade de uma tradição que é quase tão antiga quanto o próprio município”, comentou.

Noticias relacionadas

Franca Folia traz cinco dias de festa no Franca Shopping com shows, oficinas e diversão para todas as idades.

Fabrício Guimarães

Procon orienta sobre compras de material escolar.

Fabrício Guimarães

Deputada Delegada Graciela cobra Estado por incentivos ao setorcalçadista.

Fabrício Guimarães

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência aqui. Aceitar Leia mais