Image default
Agricultura

CRAS Agro dá inicio ao ciclo 2024/2025 do amendoim

Empresa começa a fase de repasse de sementes para multiplicação, de olho na nova etapa da safra

26 de agosto de 2024 – Com foco no novo ciclo 2024/2025 do amendoim, a CRAS Agro, unidade de negócios da CRAS Brasil e maior exportadora de óleo de amendoim do Brasil, inicia os testes de germinação e vigor, seleção e o repasse das sementes para os produtores parceiros que já começam a preparar o solo, para a multiplicação, com as variedades desenvolvidas pelo Instituto Agronômico de Campinas (IAC) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA). O objetivo da empresa é plantar em torno de 500 hectares de campos de semente, quantia que deve render aproximadamente 850 toneladas de vagem de amendoim. Elas são das variedades 503, 505, OL3 e 677, do IAC, e 423, 425 e 427, da Embrapa.

“Estamos muito confiantes para esse novo ciclo, e também felizes que aumentamos a oferta de sementes para multiplicação, o que confirma que o nosso crescimento é estável e vigoroso. Isso ajuda a melhorar ainda mais a produção do amendoim, o que é bom para todos, sem esquecer que é uma cultura que fortalece o solo”, afirma Rodrigo Chitarelli, diretor-presidente da CRAS Brasil.

A empresa também continua comercializando suas novas sementes próprias, que foram lançadas em julho. As variedades da CRAS Agro que entraram no mercado nesse ano são a IAC 503, a IAC 505 e IAC OL3. Elas são certificadas, ou seja, possuem controle de pureza varietal, o que confere maior produtividade e melhor performance. Além disso, já são conhecidas dos produtores.

Essas variedades apresentam um ótimo desempenho e ciclos de produção diferentes entre si. A IAC OL3, por exemplo, proporciona menor tempo de cultivo. Já a IAC 505 tem ciclo médio-tardio, enquanto a IAC 503 é uma variedade tardia, com maior resistência à incidência de pragas e ao estresse hídrico, possibilitando ao produtor realizar um planejamento de plantio e colheita de sua lavoura. Todas são altamente produtivas, especialmente a IAC 505, que conta maior teor de óleo e boa tolerância a doenças foliares, com ciclo médio de 140 dias do plantio até a colheita.

Esses benefícios garantem vantagens tanto para os produtores quanto para os beneficiadores. Isso porque há redução significativa dos custos de produção, aumento do rendimento para a indústria, com aumento da produtividade, e possibilidade de competição na distribuição de áreas para plantio, cada vez mais escassas.

O amendoim alto oleico possui entre 70% a 80% de ácido oleico na sua composição, garantindo ao óleo e aos produtos de amendoim maior durabilidade, e, consequentemente, mais tempo na prateleira, além de maior resistência à oxidação. A riqueza em ácidos monoinsaturados torna o produto vantajoso também no aspecto nutricional, uma vez que dietas ricas em ácidos graxos monoinsaturados ajudam na redução de triglicerídeos e no aumento do HDL, conhecido como o bom colesterol.

O perigo das sementes falsas

A CRAS Agro constantemente ressalta a importância do uso de sementes certificadas, que são produzidas de acordo com os requisitos exigidos pela legislação. Para isso, são submetidas aos mais rígidos testes nas fases de desenvolvimento e geração. A utilização delas permite a uniformidade das lavouras e maior produtividade. Além disso, as empresas que as produzem devem possuir o Registro Nacional de Sementes e Mudas (RENASEM). 

A companhia alerta para o perigo representado pelas sementes ilegais, ou “piratas”, que são aquelas sem qualquer tipo de certificação ou garantia de procedência e levam à menor produtividade, devido à qualidade inferior de germinação, e possibilitam a disseminação de pragas e doenças entre regiões e propriedades.   

Sobre a CRAS Brasil

Fundada em 2011, a CRAS BRASIL atua na originação, industrialização e comercialização de commodities agrícolas: agronegócio (processamento de amendoim), madeiras beneficiadas e trading (soja, milho, glicerina).

 Líder brasileira na exportação de óleo de amendoim para a China, a empresa também comercializa farelo de amendoim para nutrição animal no mercado interno, farelo de soja, comercialização de madeiras proveniente de manejo sustentável e com certificação FSC® como ipê, maçaranduba, angelim-vermelho, cumaru. Ainda possui unidades de energia e comercialização de glicerina bruta, refinada e sebo bovino.

 Sua matriz está localizada em Petrópolis (RJ) e possui empresas nas cidades de São Paulo (SP), Itaju (SP), Belém (PA), Cascavel (PR), Rio Verde (GO), Pequim (China) e Miami (FL, EUA).

Noticias relacionadas

‘Agro do futuro’ tem lavouras resistentes a secas – e sem uso de combustíveis fósseis

Fabrício Guimarães

Preço do algodão em queda no mercado: como isso afeta o Brasil?

Fabrício Guimarães

Pessimismo com economia nos EUA derruba preço do café em Nova York

Fabrício Guimarães

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência aqui. Aceitar Leia mais