Armar a Guarda Civil Municipal e criar o Alistamento Civil com dispensados do Tiro de Guerra. Na Saúde, reabrir a “Casa de Mulher”. Já no assistencialismo, criar um novo programa para atender os moradores de rua. Projetos do candidato a prefeito de Franca Dr. Ubiali (PSB) para as Eleições de 2024.
O Portal GCN/Rede Sampi realiza um levantamento das propostas contidas nos Planos de Governo dos candidatos à Prefeitura de Franca nas Eleições 2024. Os documentos dos nove pré-candidatos podem ser acessados pelo público no Divulgacand, plataforma do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Por ordem alfabética, o texto desta sexta-feira, 30, é sobre as ideias do Dr. Ubiali.
Assistência Social e Inclusão
O tema Centro Pop, alvo de reclamações da população, não foi abordado por Ubiali em seu Plano de Governo. Por outro lado, ele sugere a criação do projeto Volta ao Lar. Inicialmente, o programa realizará um censo rigoroso para monitorar as pessoas em situação de rua, com uma força-tarefa para encontrar as famílias e oferecer “soluções dignas e eficazes” para resolver a situação. O censo servirá como base para ações de reintegração social, como apoio religioso, capacitação e reinserção no mercado de trabalho. No mesmo tópico, o pré-candidato prega coibir a prática de dar esmolas nas ruas e avenidas de Franca.
Cultura, Esporte, Lazer e Animais
Ubiali quer ampliar e cuidar do Centro Poliesportivo, do Parque Fernando Costa e do Parque do Trabalhador, além de construir novos parques.
Desenvolvimento Econômico, Emprego, Renda e Economia Criativa
Para o setor de desenvolvimento, ele propõe a criação do Parque Tecnológico de Franca, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo. A partir do convênio com universidades da cidade, apoiará o fortalecimento dos empresários locais.
Ubiali afirmou que vai “rediscutir o contrato com a Sabesp para assegurar que as mudanças na empresa não afetem a qualidade nem o preço do serviço oferecido à população”.
Educação
A gestão de Alexandre Ferreira (MDB) precisou lidar com protestos por melhores salários para os chamados “educadores” das creches conveniadas à Prefeitura. O candidato propõe “melhores condições de trabalho, remuneração justa e plano de carreira” para os profissionais da educação, embora a proposta careça de detalhes adicionais.
O médico deseja ampliar a escola de tempo integral e criar a Creche Noturna para atender às famílias que trabalham em horários diferenciados.
Planejamento, Infraestrutura, Transporte e Meio Ambiente
O Plano de Governo contém o projeto Franca 40 Anos, que visa a planejar o futuro da cidade em áreas como engenharia de trânsito, meio ambiente e tecnologia avançada, por exemplo. No governo de Gilson Souza, pai do vice de Ubiali, algo parecido foi realizado e não há notícias de resultados práticos.
Saúde
Ubiali propõe a criação do SNH (Saúde Na Hora). Segundo ele, o equipamento se assemelha a um Centro de Atendimento e Diagnóstico, onde os pacientes poderão consultar especialistas, realizar exames e pegar medicamentos. A promessa inclui a contratação de médicos especializados e parcerias com a iniciativa privada para reduzir a fila. Valores de investimento, origem dos recursos e local de instalação do SNH não foram detalhados pelo candidato.
As recentes reformas das UBSs (Unidades Básicas de Saúde) durante a gestão de Alexandre Ferreira parecem não ter sido suficientes. O ex-deputado pretende reformá-las novamente, além de modernizar, equipar e reforçar o quadro de funcionários e o aparato tecnológico.
O médico pretende reativar o Núcleo Especializado de Atendimento à Mulher. Renomeada, a unidade é semelhante à Casa da Mulher, um projeto do ex-prefeito Gilson de Souza, pai do candidato a vice-prefeito Gilson de Souza Jr. (Avante) na chapa de Ubiali. Alexandre Ferreira fechou a Casa em seu mandato, alegando que o programa era “muito ruim” e deixou um déficit de 15 mil consultas ginecológicas.
Para a saúde mental, Ubiali pretende reforçar o apoio ao Hospital Allan Kardec, à Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e ao Caminhar. Em parceria com o Ministério da Saúde, ele deseja criar o Caps l (Centro de Atenção Psicossocial Infantil) em Franca.
A promessa de zerar a fila das cirurgias eletivas se renova por mais uma eleição. Ubiali sugere uma parceria entre a Prefeitura e a Santa Casa para acabar com a espera.
Segurança
Caso eleito, Ubiali afirmou que vai armar e ampliar a Guarda Civil Municipal, com um posto móvel em cada região da cidade, além da criação do Romu (Ronda Municipal).
Alistamento civil. A proposta é aproveitar jovens de 18 anos em situação de vulnerabilidade social, que não foram chamados pelo Tiro de Guerra. Os participantes serão profissionalizados e trabalharão fardados, com supervisão de um sargento da Polícia Militar em função delegada ou reformado (aposentado). Eles sairão preparados e com um MEI (Cadastro de Microempreendedor Individual) aberto ao final do ano. No passado, a Guarda Mirim também realizava um trabalho com os jovens da cidade.
Outra promessa é que a segurança em escolas municipais e estaduais será ampliada, assim como a Central de Vigilância Eletrônica, com câmeras inteligentes.