Image default
Noticia

Entenda o que muda com a decisão do Supremo Tribunal Federal sobre CLT para servidores públicos.

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu recentemente que servidores públicos contratados sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) devem seguir as mesmas regras trabalhistas aplicáveis aos empregados do setor privado. Com essa decisão, o STF assegura direitos como FGTS, férias remuneradas e 13º salário a esses trabalhadores.

Além disso, esses servidores estão sujeitos a normas específicas do serviço público, o que inclui limitações de estabilidade e restrições quanto à participação em atividades políticas.

O que muda?

A decisão do STF reforça a garantia de direitos trabalhistas já conhecidos, como FGTS, férias e 13º salário, para servidores públicos regidos pela CLT, trazendo maior segurança jurídica a esses benefícios. Diferentemente dos servidores estatutários, esses funcionários não possuem estabilidade no cargo e podem ser dispensados sem justa causa, desde que sejam pagas as verbas rescisórias.

Outro ponto importante é a reafirmação de que, embora sejam regidos pela CLT, esses servidores devem respeitar diretrizes específicas do setor público, como deveres éticos e restrições para o envolvimento em atividades políticas. Assim, a decisão reforça a necessidade de uma gestão pública que leve em conta as particularidades do serviço público, ainda que sob um regime trabalhista mais flexível.

Noticias relacionadas

Azul dobra preço das passagens em Franca após 37 dias de operação

Fabrício Guimarães

Cartório Eleitoral realiza diplomação dos Eleitos de Jeriquara, Rifaina e Pedregulho

Fabrício Guimarães

ATENÇÃO! É PROIBIDO COLOCAR FOGO!

Fabrício Guimarães

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência aqui. Aceitar Leia mais