O Programa de Turismo Ferroviário, lançado pelo Governo do Estado de São Paulo na última semana, tem a Estação Mogiana, em Franca, como um dos pontos a serem estudados para reativação. O espaço passa, atualmente, por reformas.
A ideia da administração estadual é implantar uma malha ferroviária turística que, na região, interligaria Franca a Restinga, Batatais, Brodowski, Jardinópolis e Ribeirão Preto.
A possível linha ainda poderia ligar a região norte do estado à capital paulista e ao litoral, por meio do Trem Intercidades – a hipótese foi levantada pelo governador Tarcísio de Freitas, do Republicanos, no fim de outubro.
De acordo com o Governo estadual, a possibilidade será estudada para entender quais seriam os impactos sociais e econômicos em toda a região, além de saber se o turismo seria, realmente, potencializado.
Valor histórico
Além da Estação Mogiana, em Franca, o Governo paulista almeja reativar a Estação Barracão, em Ribeirão Preto. Em documento divulgado pela Secretaria de Turismo e Viagens, os dois espaços são citados como “de grande significação histórica e cultural”.