A Secretaria de Saúde de Franca iniciou nesta segunda-feira (2), por meio do Programa Municipal de DST/Aids, a 10ª edição da Campanha Fique Sabendo, para testagem gratuita do vírus HIV e da Sífilis. A iniciativa conta com a parceria da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo e segue até sábado (7).
Os testes estão sendo realizados no CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento), que fica na rua Ouvidor Freire, 2109, no Centro da cidade. O atendimento até sexta-feira (6) é das 8 às 17 horas, e no sábado a equipe trabalha das 8 às 13 horas.
Desde 2014, o Programa Municipal de DST/Aids, Tuberculose e Hepatites Virais, faz parte do compromisso com órgãos internacionais de atingir até 2030, a meta do ‘triplo 95’, que consiste em um índice de 95% dos portadores do HIV terem conhecimento de que têm o vírus, que os diagnosticados recebam terapia sem interrupção, e os que estejam em tratamento com os antirretrovirais tenham carga viral em níveis indetectáveis, o que não representa a cura, mas impede uma evolução da doença.
Recentemente, uma nova meta foi acrescida, com objetivo de alcançar zero discriminação, promovendo o acesso ao teste, além de ampliar o número de pessoas que conheçam seu status sorológico. Estas medidas são parte essencial do enfrentamento dos casos de Aids no município.
Em Franca, a análise epidemiológica aponta uma queda em torno de 30% na taxa de incidência de Aids nos últimos 10 anos. As taxas de mortalidade vêm diminuindo sistematicamente, com redução de 72% em 20 anos. Apesar dos números, a doença permanece entre as cinco principais causas de morte no Estado de São Paulo.