Image default
Franca

OAB Franca cria comissão e canal para denúncias sobre golpe do falso advogado.

Iniciativa visa acolher, orientar e encaminhar casos suspeitos à Polícia Civil por meio da Comissão de Combate ao Falso Advogado

A OAB Franca deu um passo importante no enfrentamento de golpes com a criação da Comissão de Combate ao Falso Advogado, instituída em maio e já em pleno funcionamento. A entidade também disponibilizou um canal de denúncias com atendimento, por meio de um ramal exclusivo, para receber relatos de pessoas que possam ter sido vítimas desse tipo de crime.

O golpe, que tem se tornado cada vez mais comum, envolve pessoas que se passam por advogados sem qualquer registro profissional para aplicar fraudes — como falsas promessas de resolução de processos, cobranças indevidas e outras práticas ilegais. Com a criação da comissão, a OAB Franca passa a atuar de forma ainda mais efetiva na orientação à população, acolhimento de denúncias e encaminhamento dos casos à Delegacia de Investigações Gerais (DIG).

“Nosso compromisso é proteger o cidadão e a imagem da advocacia. A atuação de falsos profissionais compromete a credibilidade da justiça e representa um risco real para quem precisa de atendimento jurídico sério e responsável”, afirma Luiza Gouvêa, presidente da OAB Franca.

A Comissão de Combate ao Falso Advogado é formada por advogados e advogadas que se reúnem periodicamente para acompanhar os casos, prestar orientações e manter diálogo direto com a DIG. A parceria com a Polícia Civil é essencial para garantir que as denúncias sejam apuradas com agilidade e os responsáveis punidos.

A população pode solicitar o número do ramal exclusivo para denúncias diretamente com a OAB Franca ou por meio de seus canais oficiais. O órgão também orienta que, em caso de dúvida sobre a regularidade de um profissional, a consulta ao número de inscrição na OAB pode ser feita gratuitamente no site da OAB Nacional.

“Estamos à disposição para acolher as denúncias e prestar todos os esclarecimentos necessários. A advocacia é uma profissão essencial à justiça e deve ser exercida com responsabilidade e legitimidade”, reforça Luiza Gouvêa.

A OAB Franca alerta: desconfie de promessas fáceis, exigência de valores antecipados ou profissionais que não apresentem número de registro. Em caso de suspeita, não hesite em acionar a Comissão.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Casa da Comunicação Franca – Assessoria de Imprensa
Ana Luiza Silva – (16) 99107-3597 – [email protected]

Noticias relacionadas

Guarda Civil e Vigilância realizam operação de fiscalização em depósitos de sucatas

Fabrício Guimarães

Franca: Acontecerá o Segundo Concurso “Merenda Escolar, Sabor da Educação”.

Fabrício Guimarães

Inscrições do Vestibulinho das Etecs de Franca terminam terça

Fabrício Guimarães

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência aqui. Aceitar Leia mais