Image default
Franca

Declaração do MEI deve ser feita até maio.

A Secretaria de Inovação e Desenvolvimento divulgou as informações sobre a Declaração Anual de Faturamento (DASN-SIMEI) para os MEIs (Microempreendedores Individuais), cujo prazo será encerrado no dia 31 de maio. Esta declaração é referente ao ano-base 2025.

Devem registrar os rendimentos de 2025, todos os contribuintes que abriram um CNPJ MEI até dezembro do ano passado, independente do valor faturado ou a ausência de faturamento. A entrega fora do prazo pode levar o contribuinte a pagar multa.

Para fazer a declaração, basta a pessoa acessar o Portal Gov.br (www.gov.br/mei) ou pelo APP MEI, disponível para download no Google Play e na App Store. Em seguida, no portal, o contribuinte deve acessar o menu Já sou MEI> Declaração Anual de Faturamento > Declaração Anual de Faturamento (No APP MEI, o contribuinte deve clicar no menu “Fazer a declaração”, informando o CNPJ).

 Ao clicar em “Continuar”, surge a tela Declarar/Retificar. Informe o ano-calendário 2025, depois, novamente clique em “Continuar”. No campo “Valor da Receita Bruta Total”, coloque o valor total do seu faturamento ocorrido em 2025 (tem campo para Comércio, Indústria e Transporte e campo para Serviços), bastando preencher o campo que atende seus CNAEs ou se tiver tido faturamento nos dois casos, preencher ambos os campos.

Também deve ser preenchido se teve empregado durante o ano passado, clicando em “Sim” ou “Não”, de acordo com a situação. A partir daí, é só clicar em ‘transmitir’ e imprimir ou salvar o recibo da Declaração.

Se tiver dificuldade e preferir, o contribuinte pode comparecer à Sala do Empreendedor, no andar térreo da Prefeitura (rua Frederico Moura, 1517, Cidade Nova), das 8h30 às 16h30, de segunda a sexta-feira, com um documento pessoal com foto, o CNPJ e a informação do faturamento ocorrido em 2025.

  As pessoas que deram baixa no MEI em algum momento do ano passado também devem prestar contas à Receita Federal, para informar dados sobre os meses anteriores ao fechamento, quando o negócio ainda estava ativo. Já se na DASN-SIMEI o faturamento extrapolar o valor bruto máximo permitido de R$ 81 mil, é preciso buscar o apoio do profissional de contabilidade e realizar o desenquadramento do regime do MEI, pois a empresa passará a recolher impostos como Simples Nacional.

Segundo a Sala do Empreendedor, Franca conta com cerca de 39 mil MEIs ativos. 

Mais informações poderão ser obtidas pelo WhatsApp (16) 3721-4669.

Sala do Empreendedor

Também foram divulgados pela Secretaria de Inovação e Desenvolvimento os números da Sala do Empreendedor, unidade que funciona em conjunto com o Banco do Povo, tendo parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro Empresas).

Em 2025, foi registrada uma média de 800 atendimentos mensais, entre presenciais e por meio do WhatsApp, resultando em cerca de 9,6 mil atendimentos no ano.

Noticias relacionadas

Franca: Saúde realiza ações de combate e orientações ao Câncer Bucal.

Fabrício Guimarães

Franca – Procon realiza pesquisa de preço dos combustível nos postos da cidade

Fabrício Guimarães

Franca tem 127 dias de calor extremo em 2024

Fabrício Guimarães

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência aqui. Aceitar Leia mais