Image default
FrancaPolitica

Centro de Saúde de Franca ‘se desmancha’ e preocupa pacientes

O Centro de Saúde de Franca, localizado na rua Ouvidor Freire, no Centro da cidade, completará 69 anos no dia 16 de março deste ano. Inaugurado em 1956, o prédio se encontra em condições precárias e está “se desmanchando”.

O teto da unidade está completamente encharcado. A infiltração é tão grave que o piso fica molhado, dificultando o tráfego de pacientes, especialmente os mais idosos e com mobilidade reduzida. Baldes e panos são espalhados pela recepção em dias de chuva. Parte do teto, na área externa, desabou há alguns anos e a solução encontrada foi colocar um tapume.

Além das infiltrações e do telhado em ruínas, o espaço apresenta uma série de problemas estruturais: portas e paredes danificadas são sustentadas por pedaços de madeira. Para agravar ainda mais a situação, a rua Ouvidor Freire é de difícil acesso, com espaço limitado para circulação e parada de ônibus, o que torna o trajeto ainda mais desafiador, principalmente para os pacientes idosos que dependem do transporte público.

O local abriga serviços essenciais, como o centro de doenças respiratórias, o ambulatório para pacientes renais crônicos, o CCI (Centro de Convivência do Idoso), o ambulatório de geriatria, o núcleo de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST/AIDS), o CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento), a farmácia pública e o Naia (Núcleo de Atendimento à Infância e Adolescência).

Pacientes, que preferiam não ser identificados, afirmaram que nessa terça-feira, 4, as pessoas que tinham consultas marcadas na parte da manhã tiveram de ser realocadas devido à chuva, já que a realidade dentro da unidade era a mesma de estar de fora: muita água.

Segundo os responsáveis pelo local, a Prefeitura de Franca tem planos de realocar a unidade para o novo NGA (Núcleo de Gestão Assistencial), que está em construção desde 2023 no bairro Jardim Botânico.

O novo NGA promete ser uma estrutura moderna, com 48 salas e 35 consultórios, e contará com um investimento superior a R$ 40 milhões. Além de absorver os pacientes e tratamentos atualmente realizados no Centro de Saúde, o novo complexo abrigará também ambulatório, o SAE (Serviço de Atendimento Especializado), serviços de geriatria, saúde auditiva, CDI (Centro de Diagnóstico por Imagem) e AGAR (Ambulatório de Gestação de Alto Risco). A expectativa da Prefeitura é que o prédio seja finalizado e entregue para uso no segundo semestre deste ano.

A Prefeitura de Franca foi acionada para comentar sobre o futuro do prédio histórico e medidas emergenciais para evitar transtornos aos pacientes que utilizam os serviços do Centro de Saúde, mas se limitou a confirmar que os atendimentos serão transferidos para o novo NGA.

Noticias relacionadas

Prefeito recua e desiste de extinguir CEI: ‘Permanece como está’

Fabrício Guimarães

Desenvolvimento tem vagas para cursos na área administrativa.

Fabrício Guimarães

Franca Shopping sorteia viagem romântica para Gramado no Mês dos Namorados.

Fabrício Guimarães

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência aqui. Aceitar Leia mais