De cientistas em busca da cura a nutricionistas comportamentais: o primeiro podcast do Brasil sobre diabetes transforma a bancada em um polo de conhecimento para a comunidade diabética e seus familiares
O Diabetes Sem Medida (DSM) tem se destacado não apenas pelo pioneirismo e pelo diálogo aberto de seus hosts, Riad Salloum e Leandro Araújo, mas pela qualidade e diversidade de seus convidados. A bancada do podcast, que já soma mais de 30 milhões de visualizações, se consolidou como um ponto de encontro entre profissionais de saúde, pesquisadores e influenciadores de destaque na comunidade diabética.
Entre os nomes que já compartilharam conhecimento no DSM está o Dr. Carlos Eduardo Barracouri, endocrinologista de Ribeirão Preto. O Dr. Barra Couri é uma figura incansável na saúde do diabético, com palestras e livros publicados, e atualmente está envolvido em avançados estudos com a USP Ribeirão e o Hospital das Clínicas, buscando a cura da diabetes. Outro convidado de peso é o Dr. Victor Miranda, de Belo Horizonte, que mantém um canal focado em Diabetes Tipo 2, abordando temas cruciais sobre melhoria da qualidade de vida, manejo de medicamentos e modos de lidar melhor com a doença.
A diversidade de convidados garante que todos os aspectos da vida com diabetes sejam abordados. O podcast recebeu o embaixador do DSM, Lucas Lorenzi, diabético Tipo 1 e muito conhecido no meio, além de profissionais altamente gabaritados de Franca, incluindo diretores de cooperativas de plano de saúde, nutricionistas, nutrólogos e educadores físicos. Destaque também para Monique Maia, nutricionista comportamental e DM1 que compartilha sua experiência de ter ajudado mais de 300 pessoas a alcançarem a paz com a comida, focando no emagrecimento e controle do diabetes sem a necessidade de cortar totalmente os doces.
Em um episódio recente e de grande relevância, o podcast recebeu Thammy Miranda para uma entrevista que abordou a conscientização sobre o diabetes, projetos sociais e a atuação do vereador em prol de políticas públicas para pessoas com a condição. A conversa destacou a importância de ações governamentais, da conscientização pública e do uso de novas tecnologias, como sensores de glicemia, especialmente para melhorar a qualidade de vida de crianças com diabetes tipo 1.
A participação de Thammy Miranda, que também abordou suas propostas como vereador, focou na melhoria da qualidade de vida de toda a comunidade diabética, incluindo a discussão sobre Projetos de Lei para garantir acesso a sensores de glicemia e iniciativas em Franca/SP para aprofundar o cuidado e qualificação de profissionais da saúde e educação.
“Trazer especialistas com o gabarito do Dr. Barra Couri, que está na vanguarda da pesquisa sobre a cura, e pessoas como a Monique, que transforma a relação do diabético com a comida, é o que valida nosso trabalho. Nossa bancada é a ponte entre o conhecimento científico e a realidade do dia a dia, garantindo que o diabético tenha acesso à melhor informação para viver sem medida, medindo a glicemia.”, comenta Leandro Araújo.
Para Riad Salloum, a presença de convidados que vivem e pesquisam a diabetes transforma o impacto do programa. “Eu sou diabético há 38 anos e sei o valor de uma orientação precisa. Receber no DSM profissionais que se dedicam incansavelmente à nossa causa nos enche de orgulho e responsabilidade. Cada convidado reforça nossa crença de que a melhor defesa contra a doença é a informação de qualidade. É assim que empoderamos nossa comunidade para lutar por mais respeito e insumos.”
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Casa da Comunicação Franca – Assessoria de Imprensa
Ana Luiza Silva – (16) 99107-3597 – [email protected]


