Image default
Franca

Franca tem 127 dias de calor extremo em 2024

O calorão atingiu o Brasil em 2024, e Franca foi uma das cidades afetadas, com 127 dias de calor extremo. Isso corresponde a 34,69% do ano, segundo dados do Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Desastres), em uma pesquisa encomendada pelo G1 e divulgada nesta quarta-feira, 5. De cada três dias do ano passado, em um a cidade enfrentou calor acima da média.

A maior temperatura registrada foi de 38°C no ano passado. No entanto, o levantamento apresenta apenas valores arredondados. A Defesa Civil do Estado de São Paulo, por exemplo, registrou um recorde de 38,3°C em 2 de outubro. Esse seria o dia mais quente da história de Franca.

Apesar do longo período, a cidade não está entre os 111 municípios que tiveram 150 dias de calor extremo em 2024, o que equivale a cinco meses. Todas as cidades do Brasil enfrentaram, pelo menos, um dia com temperaturas máximas extremas.

De acordo com a análise do G1, a partir da base de dados, as altas temperaturas explicam o cenário ambiental do Brasil em 2024. O país enfrentou sua pior seca da história, principalmente na região Norte, com rios secos e populações isoladas. Trinta milhões de hectares, área próxima ao tamanho da Itália, pegaram fogo. Além disso, foram registrados mais de 6 milhões de casos de dengue, um recorde da doença.

Em Franca, o ano passado foi marcado por queimadas que assolaram o município e região durante a seca de inverno, uma estiagem prolongada de cerca de seis meses e a maior epidemia de dengue da história, com recorde de casos e mortes. A cidade ficou sem chuva expressiva entre 12 de abril e 12 de outubro e registrou 9.027 casos de dengue, com 20 francanos mortos pela doença.

Em 2025, a maior temperatura registrada em Franca – até agora – foi de 32,1°C, em 25 de janeiro. A média da temperatura máxima do primeiro mês do ano foi de 29°C. Para fevereiro, segundo a Defesa Civil, a expectativa é que a média caia para 26°C.

Noticias relacionadas

‘Café com Afeto’ acolhe pacientes que precisam de atendimento psicológico.

Fabrício Guimarães

PF inaugurará Posto de Atendimento ao Cidadão (PAC) no Franca Shopping.

Fabrício Guimarães

Prato tradicional de Franca é uma homenagem ao JK

Fabrício Guimarães

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência aqui. Aceitar Leia mais